Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Promoções de bebidas destiladas caem nos mercados após casos de adulteração com metanol
Publicado 08/10/2025 • 12:29 | Atualizado há 3 horas
Publicado 08/10/2025 • 12:29 | Atualizado há 3 horas
Os destilados e afins registraram queda significativa nas campanhas de ofertas em supermercados, segundo levantamento da Shopping Brasil, empresa que monitora diariamente anúncios de grandes redes varejistas.
A redução ocorre em meio à repercussão dos casos de bebidas adulteradas com metanol, que já causaram mortes no país e afetaram a confiança do consumidor.
Na segunda semana de setembro, as campanhas de destilados representavam 20,7% das ofertas do setor.
O índice caiu para 19,9% na última semana do mês e atingiu 17,2% na primeira semana de outubro, segundo dados da plataforma.
O monitoramento inclui anúncios em redes sociais, campanhas de TV e encartes físicos e digitais de varejistas nacionais e regionais.
Enquanto os destilados recuam, outras categorias alcoólicas apresentaram crescimento no mesmo período.
As cervejas alcoólicas passaram de 25,6% para 27% das campanhas, e os vinhos, espumantes e fermentados subiram de 16,9% para 17,4%.
O movimento indica que os supermercados estão ajustando suas estratégias promocionais, priorizando produtos com maior demanda e confiança do público.
De acordo com Renata Gonzalez, sócia e diretora comercial da Shopping Brasil, a categoria de destilados historicamente tem papel importante nas campanhas de fim de ano, especialmente durante a Black Friday.
“Os episódios recentes envolvendo a adulteração de bebidas provocaram uma retração nas ações promocionais deste segmento”, afirma.
“Ao mesmo tempo, vemos outras categorias alcoólicas, como cervejas e vinhos, ganhando espaço nas ofertas, evidenciando a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação e sortimento ao novo comportamento do consumidor”, completa.
O setor agora observa o comportamento das próximas semanas, quando começam as ações sazonais de novembro e dezembro, tradicionalmente marcadas por forte presença das bebidas premium nas prateleiras promocionais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
De quem é a culpa da crise dos COEs de Ambipar e Braskem?
Preço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
SoftBank comprará divisão de robótica da ABB por US$ 5,4 bilhões para ampliar presença em IA