Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsonaro deixa custódia da PF para cirurgia após aval do STF
Publicado 24/12/2025 • 10:20 | Atualizado há 2 meses
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 24/12/2025 • 10:20 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro deixou na manhã desta quarta-feira, 24, o prédio da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde estava preso desde 22 de novembro. Ele foi transferido para o Hospital DF Star, localizado a menos de três quilômetros da PF.
Bolsonaro será internado e passará por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral na manhã desta quinta-feira, 25, segundo informações confirmadas pela defesa e pela equipe médica.
A autorização para o procedimento foi concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também definiu regras específicas de segurança durante a internação.
Entre as determinações, Moraes autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro atue como acompanhante principal do ex-presidente no hospital. O pedido da defesa para liberação de visitas de Flávio Bolsonaro e Carlos Bolsonaro foi negado.
O despacho judicial estabelece ainda que ao menos dois agentes da Polícia Federal permaneçam na porta do quarto durante todo o período de internação. Também foi proibida a entrada de celulares ou equipamentos eletrônicos, com exceção de dispositivos médicos.
Segundo o cirurgião-geral Claudio Birolini, que acompanha Bolsonaro, a cirurgia é “padronizada e com menor risco de complicações”. A expectativa é que o procedimento — uma herniorrafia inguinal — dure entre três e quatro horas.
“O procedimento é muito mais simples quando comparado à cirurgia realizada em abril, que durou cerca de 12 horas e ocorreu em contexto emergencial”, afirmou o médico ao Broadcast Político.
O preparo pré-operatório deve ocorrer ainda nesta quarta-feira. Até o momento, não há definição sobre o horário do bloqueio anestésico do nervo frênico.
A hérnia inguinal ocorre quando há uma abertura ou enfraquecimento da parede abdominal, permitindo o deslocamento de tecidos ou alças intestinais. O quadro pode provocar dor, desconforto e formação de um abaulamento, especialmente durante esforço físico.
Ela é considerada bilateral quando afeta ambos os lados da virilha. O tratamento cirúrgico consiste em reposicionar os tecidos e reforçar a parede abdominal com uma tela de polipropileno, que reduz o risco de recorrência.
O procedimento pode ser realizado por cirurgia aberta tradicional ou por via laparoscópica, com incisões menores e, em alguns casos, auxílio de tecnologia robótica.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
3
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM
4
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
5
Banco Master: Vorcaro desfez-se de controle de frota aérea às vésperas de sua prisão