Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsonaro pede autorização para receber visita de ministro do TCU na Papudinha
Publicado 22/01/2026 • 20:34 | Atualizado há 1 hora
Dinamarca sinaliza abertura a diálogo sobre o “Golden Dome” após Trump citar acordo-quadro envolvendo a Groenlândia
Trump quer que Nvidia venda chips avançados de IA a Pequim
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Rendimentos do Tesouro caem enquanto investidores aguardam o medidor de inflação preferido do Fed
Tesla está retirando humanos do volante e lança Robotaxis 100% autônomos no Texas
Publicado 22/01/2026 • 20:34 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Sergio Lima / AFP
Jair Bolsonaro
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para receber a visita do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Antonio de Oliveira Francisco, na Papudinha, em Brasília. O pedido foi encaminhado nesta quinta-feira (22) ao ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal.
Jorge Oliveira foi o autor de uma tese, em 2024, que fez com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisasse devolver um relógio Cartier avaliado em R$ 60 mil. Ao mesmo tempo, o entendimento dele pode beneficiar Bolsonaro no caso da venda ilegal de joias da Presidência.
Indicado por Bolsonaro em 2020, o ministro é um militar da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Ele se aproximou do ex-presidente por causa do pai. Falecido em 2018, Jorge Oliveira Francisco era capitão do Exército assim como o ex-presidente e trabalhou no gabinete dele na Câmara dos Deputados por duas décadas.
Leia mais:
Banco Master: Gonet arquiva pedido para afastar Toffoli das investigações
O encontro secreto entre André Esteves, do BTG, e o ministro Toffoli
Seguindo os passos do pai, Jorge Oliveira foi para a Câmara em 2005, trabalhar como assessor jurídico de Bolsonaro, deixando o posto em 2007. Oito anos depois de deixar o gabinete do ex-presidente, ele prestou assessoria jurídica para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sendo lotado na equipe dele entre fevereiro de 2015 e dezembro de 2018.
Seis meses após deixar o gabinete de Eduardo, ele foi escolhido por Bolsonaro para ser o ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ele ficou no cargo entre junho de 2019 e dezembro de 2020, quando assumiu o TCU após indicação do ex-presidente.
O voto do ministro do TCU determinou que Lula não precisaria devolver um relógio Cartier que ganhou de presente durante uma viagem à França em 2005. Oliveira abriu uma terceira vertente argumentando que o TCU não pode decidir quais itens podem ir para o acervo pessoal de ex-presidentes. O ministro disse ainda que o vácuo jurídico se dá pela inexistência de uma legislação que discorra sobre o tema.
O argumento do ministro foi acompanhado por outros quatro magistrados, consolidando maioria no julgamento. Na prática, a decisão faz a Corte de Contas anular um entendimento de 2016 que determinou que peças de alto valor não eram itens personalíssimos e deveriam ser incorporados no patrimônio da União.
Foi este entendimento que obrigou Bolsonaro a devolver as joias que haviam sido omitidas da Presidência da República, após uma série de reportagens do Estadão revelar que assessores do ex-presidente tentaram entrar com peças preciosas no País sem declarar ao Fisco.
Dessa forma, a defesa de Bolsonaro passou a poder argumentar que a própria Corte de Contas, responsável por determinar, no ano passado (2025), a devolução dos itens, teria alterado seu entendimento.
Com isso, o ex-presidente sustenta que não há base legal clara para definir quais bens podem ser considerados personalíssimos e permanecer com presidentes que passarem pelo Palácio do Planalto. Em 2024, Bolsonaro e outros 11 foram indiciados pela PF por participarem do esquema de venda ilegal das joias.
Desde o término do inquérito, a defesa do ex-presidente tenta associar os presentes de Bolsonaro ao relógio Cartier de Lula.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O encontro secreto entre André Esteves, do BTG, e o ministro Toffoli
2
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
5
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”