Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bradesco encerrará home office para funcionários de duas áreas a partir de 2026
Publicado 04/12/2025 • 15:36 | Atualizado há 13 minutos
Publicado 04/12/2025 • 15:36 | Atualizado há 13 minutos
KEY POINTS
Divulgação
Banco Bradesco
O Bradesco determinou o retorno ao trabalho presencial de quase 900 funcionários de duas áreas a partir de janeiro de 2026, segundo o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Procurado, o Bradesco afirmou, em nota enviada ao Estadão, que a definição da rotina de trabalho é orientada pela liderança de cada área, que estabelece o número ideal de dias presenciais e remotos com base nas especificidades operacionais.
“O Bradesco busca sempre um equilíbrio entre o presencial e o remoto, com foco na produtividade e no bem-estar das pessoas”, disse o banco. A instituição acrescentou que cerca de 50% dos mais de 82 mil funcionários trabalham hoje em modelo híbrido.
O sindicato informou que, na segunda-feira (1º), o banco comunicou a 844 funcionários do departamento de investimentos que eles voltarão a trabalhar exclusivamente de forma presencial a partir de 2 de janeiro de 2026. O anúncio cumpriu o prazo previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que exige aviso prévio aos trabalhadores em casos de mudança no regime de trabalho.
Leia mais:
A jogada bilionária do Bradesco BBI no saneamento – e por que ela importa
Bradesco e Itaú acionam Justiça para barrar falência da Oi
Segundo a entidade, o Bradesco afirmou que haverá espaço suficiente para acomodar toda a equipe e garantir condições adequadas para o exercício das funções. “O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está atento ao processo e reforça que o retorno presencial deve ocorrer com condições estruturais e organizacionais adequadas”, declarou.
Na quarta-feira (3), a associação informou que o banco também encerrou o home office para uma das três diretorias da tesouraria, mudança que afetará 50 colaboradores a partir de 5 de janeiro de 2026. O diretor do Conselho Fiscal do sindicato e bancário do Bradesco, Vanderlei Alves, afirmou que a decisão gerou insatisfação entre os funcionários da área.
“Os bancários ficaram descontentes com a informação, já que muitos não batem ponto e podem trabalhar de qualquer lugar. O banco sabe que os trabalhadores são comprometidos, mas quer ter o controle total sobre seus funcionários”, disse.
O movimento ocorre em meio a mudanças no setor financeiro sobre modelos de trabalho. No início de novembro, o Nubank também anunciou alterações: o modelo deixará de ser majoritariamente remoto e passará a ser híbrido a partir de 2026.
A mudança desagradou parte dos funcionários, que protestaram durante uma apresentação ao vivo do fundador e CEO, David Vélez, acompanhada por mais de sete mil pessoas. No dia seguinte, 12 colaboradores foram demitidos por justa causa e, posteriormente, outros dois também foram desligados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
2
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
3
Prêmio pelo Brasileirão reforça ainda mais o caixa do Flamengo; veja quanto foi o faturamento do time
4
EXCLUSIVO: Shopee, Magalu, Amazon e Mercado Livre, qual gigante está na dianteira da corrida do e-commerce
5
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?