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Brasil amplia exportação de carnes com reabertura do mercado vietnamita

Publicado 31/03/2025 • 09:16 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Vietnã é um parceiro comercial estratégico, com uma população crescente e um aumento na renda, fatores que impulsionam o consumo de proteína de origem animal.
  • Com o mercado já reaberto, o principal desafio será garantir que as unidades brasileiras atendam às exigências do Vietnã.
  • Inicialmente, as empresas devem estabelecer laços comerciais estratégicos com o país, o que facilitará a continuidade do comércio e a expansão das exportações no longo prazo.
"A reabertura traz um impacto imediato", disse Neto.

"A reabertura traz um impacto imediato", disse Neto

Divulgação

O Brasil anunciou um novo acordo de venda de carnes para o Vietnã. O país é o quarto maior destino das importações de produtos do agronegócio brasileiro.

Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (31), Hyberville Neto, diretor da HN AGRO, comentou sobre a reabertura do mercado vietnamita para as carnes bovinas.

“A reabertura desse mercado é uma excelente notícia. Durante a última viagem do presidente Lula, o foco principal foi o Japão, mas a abertura do mercado vietnamita também merece destaque. O Vietnã tem grande potencial para aumentar suas importações nos próximos anos, com uma população de cerca de 100 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento ainda positiva”, afirmou Neto.

“Ao contrário de países como a China, onde o crescimento populacional já estagnou, o Vietnã tem uma previsão de aumento de renda de 6% para este ano. Isso cria uma expectativa positiva para o aumento do consumo de carne, tanto por mudanças de hábitos quanto pelo crescimento populacional. A reabertura traz um impacto imediato, mas também oferece um panorama positivo no médio prazo”, completou.

Além disso, é interessante observar que, coincidência ou não, a reabertura do mercado mexicano ocorreu em março, há dois anos, e no último trimestre daquele ano, o ritmo das exportações aumentou significativamente. Portanto, espera-se que este ano o volume de exportações para o Vietnã seja positivo.

Essa aproximação comercial com o Vietnã é vantajosa para o Brasil. Em 2024, o país asiático comprou 4% da carne suína brasileira e teve uma participação de 12% nas exportações de milho.

O Vietnã é um parceiro comercial estratégico, com uma população crescente e um aumento na renda, fatores que impulsionam o consumo de proteína de origem animal. Isso fortalece as relações comerciais e cria um ambiente propício para a ampliação das exportações brasileiras.

“Considerando os grandes players do setor, como a JBS, que já opera com outras proteínas no mercado internacional, a retomada das exportações para o Vietnã deve ocorrer de forma relativamente rápida. A JBS, inclusive, anunciou recentemente grandes investimentos no país. Dessa forma, não se espera que o processo enfrente obstáculos significativos. As negociações devem envolver, principalmente, questões burocráticas, como a liberação das plantas e a oficialização das condições de exportação”. explicou.

Com o mercado já reaberto, o principal desafio será garantir que as unidades brasileiras atendam às exigências do Vietnã. Inicialmente, as empresas devem estabelecer laços comerciais estratégicos com o país, o que facilitará a continuidade do comércio e a expansão das exportações no longo prazo.

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