CNBC
Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros, como bancos ou outras instituições, para funcionar.

CNBC Bitcoin ultrapassa US$ 120 mil, atingindo recordes antes da ‘Semana Cripto’ nos EUA

Brasil

Brasil monta comitê e convoca indústria e agro para discutir tarifas dos EUA

Publicado 14/07/2025 • 17:14 | Atualizado há 3 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Segundo Alckmin, foi criado um Comitê de Trabalho formado pelo MDIC, Casa Civil, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Fazenda. A primeira etapa será o diálogo com o setor privado brasileiro, em reuniões marcadas para esta terça-feira (15), no próprio MDIC, em Brasília.
  • Alckmin destacou que essa será apenas a primeira rodada de escuta e articulação: “Isso não vai se limitar a amanhã. Isso é a primeira conversa, mas nós vamos dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, detalhou nesta segunda-feira (14) as primeiras medidas do governo brasileiro diante do anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a aplicação de tarifas de 50% às exportações do Brasil para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto.

Leia mais:

“Muitas empresas não vão sobreviver sem o mercado americano”, afirma diretor do Sebrae-SP sobre tarifas ao Brasil

Segundo Alckmin, foi criado um Comitê de Trabalho formado pelo MDIC, Casa Civil, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Fazenda. A primeira etapa será o diálogo com o setor privado brasileiro, em reuniões marcadas para esta terça-feira (15), no próprio MDIC, em Brasília.

Indústria e agronegócio serão ouvidos em dois blocos

A agenda foi dividida em dois blocos. Às 10h, o governo receberá representantes de setores industriais mais expostos à relação comercial com os EUA, como aeronáutico, siderúrgico, alumínio, celulose, máquinas, calçados, móveis e autopeças.

Às 14h, será a vez do setor agroexportador, incluindo suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado. Para essa reunião, também foram convocados os ministros da Agricultura (Mapa), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca. No bloco da manhã, participará o Ministério de Portos e Aeroportos, devido à pauta aeronáutica.

Alckmin destacou que essa será apenas a primeira rodada de escuta e articulação: “Isso não vai se limitar a amanhã. Isso é a primeira conversa, mas nós vamos dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.

Cadeias produtivas integradas

O vice-presidente alertou que os impactos das tarifas não se restringem ao lado brasileiro. “Vamos também marcar com entidades e empresas americanas, porque há uma integração de cadeia produtiva entre os países”, explicou. Um dos exemplos citados foi o da siderurgia.

“O Brasil é o terceiro comprador de carvão siderúrgico dos Estados Unidos. Com esse insumo, fazemos o aço semiacabado e exportamos para os americanos produzirem o bem final, como motores e automóveis. É evidente que empresas americanas também serão afetadas.”

Tentativas anteriores de diálogo

Alckmin também revelou que o Brasil já vinha tentando um diálogo técnico e político com os EUA desde antes do anúncio oficial das tarifas. Ele citou reuniões por videoconferência com Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, e com o embaixador Grier, da representação comercial americana (USTR). Segundo o ministro, uma proposta de negociação foi formalmente enviada aos Estados Unidos em 16 de maio, mas ainda não obteve resposta.

Até a semana anterior ao anúncio das tarifas, as tratativas continuavam em nível técnico. O governo brasileiro agora espera que, com o avanço das conversas com o setor privado e parceiros americanos, haja espaço para negociações e revisão da medida.

Comitê será regulamentado por decreto

A criação do comitê será formalizada por meio de um decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25), aprovada pelo Congresso Nacional em abril. O texto prevê a adoção de contramedidas econômicas e comerciais por parte do Brasil, sempre que houver ações discriminatórias por parte de parceiros internacionais.

Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo do comitê é coordenar as ações do governo federal em defesa da economia nacional, ouvindo o setor produtivo e dialogando com os parceiros internacionais para evitar prejuízos ao comércio exterior e ao emprego no país.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil