CNBC
O 'coquetel de cortisol' viralizou no TikTok - mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem.

CNBC O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem

Brasil

Brics Brasil: comunicado da Trilha de Finanças se compromete a evitar guerras comerciais

Publicado 05/07/2025 • 20:16 | Atualizado há 7 horas

emizuta

KEY POINTS

  • O comunicado da Trilha de Finanças da cúpula do Brics reafirmou o compromisso do grupo com o multilateralismo e o sistema econômico internacional baseado em regras, se comprometendo a evitar guerras comerciais
  • A Trilha Financeira do Brics ressaltou a necessidade de enfrentar os desafios climáticos, de transição energética, conservação da natureza e da biodiversidade
  • O comunicado conjunto dos Brics também defendeu uma reforma no sistema de cotas e de recursos adequados ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e também mudanças na governança da instituição

Foto: Rafa Neddermeyer/BRICS Brasil/PR

Reunião Ministerial de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do BRICS.

O comunicado da Trilha de Finanças da cúpula do Brics reafirmou o compromisso do grupo com o multilateralismo e o sistema econômico internacional baseado em regras, se comprometendo a evitar guerras comerciais que possam “empurrar a economia global a uma recessão ou prolongar o período de baixo crescimento”.

Com um comunicado mais enxuto e duas declarações, a área financeira do Brics, que reuniu neste sábado (5), no Rio ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, o bloco passou seus principais recados ao restante do mundo. O mais evidente deles é o de que quer ter mais participação ativa nos organismos e decisões do globo, em especial nas instituições financeiras. Para isso, sugere mudanças de cotas e em relação à escolha de comandante especificamente para o Fundo Monetário Internacional(FMI).

A avaliação de fontes que acompanharam as negociações é que, se forem adiante, as mudanças “alteram todo o jogo de Bretton Woods”. Este posicionamento é inédito e claramente se trata de um recado do Brics de que não estão satisfeitos com o acordo de cavalheiros existente entre Estados Unidos e Europa de um lado sempre comandar o FMI e o outro, o Banco Mundial.

A área mais aguardada pelo restante do globo diz respeito ao processo de desdolarização das transações comerciais entre seus membros. A avaliação interna do grupo é a de que houve avanços em relação aos pagamentos transfronteiriços. Não foram informados claramente quais são eles, mas, de posse de um relatório qualitativo sobre os prognósticos dos BCs do grupo, disseram que encontraram um caminho que pretendem desenvolver a partir de agora para reduzir custos de operações financeiras. A forma como isso se dará ficará para as próximas reuniões.

Leia mais
Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade e previsibilidade em tempos incertos
Dilma Rousseff diz que Banco dos Brics já desembolsou US$ 4 bilhões no Brasil
“Brics segue como fiador de um futuro promissor”, diz Lula em fórum empresarial do Brics

A Trilha de Finanças anunciou também que a iniciativa piloto de Garantias Multilaterais do Brics terá como objetivo oferecer instrumentos de crédito personalizados para o Sul Global e será incubada no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), reforçando o apoio à presidência de Dilma Rousseff. O foco principal sobre este tema é nas finanças sustentáveis, fazendo com que o encontro de hoje já fosse uma ponte para a COP30.

O grupo criticou ainda o tarifaço do presidente americano Donald Trump, sem mencionar qualquer país ou mesmo as ações indicadas em 2 de abril, no Liberation Day. Nessa área, também já se adiantaram, dizendo serem contrários a qualquer medida que possa distorcer o comércio internacional.

Um dos pontos mais caros ao Brasil diz respeito à progressividade tributária. O bloco assegurou hoje que daria apoio inequívoco às negociações tributárias que ocorrem no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), deixando de lado a coordenação que também ocorre sob o guarda-chuva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris. Usando uma forma mais técnica, englobaram a taxação progressiva para os super ricos.

Também em preparação para a COP30, os países do Brics apelaram por mais apoio financeiro a medidas de adaptação e mitigação climática lideradas por economias desenvolvidas, instituições financeiras internacionais e atores do setor privado, de modo a aliviar a carga sobre países vulneráveis e economias em desenvolvimento. O comunicado manifesta a preocupação do Brics com as novas políticas tarifárias e


Mais apoio financeiro a medidas de adaptação climática


A Trilha Financeira do Brics apelou por maior apoio de instituições financeiras internacionais a medidas de adaptação climática. Em comunicado conjunto divulgado hoje, os países-membros defenderam que o financiamento climático deve ser “previsível, equitativo, acessível e economicamente viável”, incluindo também maior esforço do setor privado em medidas de mitigação.


Segundo o documento, a Trilha de Finanças do Brics pretende ampliar ferramentas financeiras para financiamento ao clima, combinando garantias, títulos verdes, promoção dos mercados voluntários de carbono de alta integridade, instrumentos em moeda local e taxonomias interoperáveis.


O comunicado reitera que, devido a diferenças nas capacidades nacionais, economias avançadas e outros atores relevantes devem ajudar a providenciar o financiamento climático para países em desenvolvimento, ao expandir concessões financeiras e aumentar a mobilização de capital privado.


A Trilha Financeira do Brics ressaltou a necessidade de enfrentar os desafios climáticos, de transição energética, conservação da natureza e da biodiversidade especialmente porque representam “oportunidades significativas de crescimento e investimento para estabelecer um crescimento sustentável e erradicar a pobreza”. O comunicado também destacou a importância da COP30, que será realizada em Belém em novembro deste ano, para alcançar esses objetivos dentro do Acordo de Paris e da Convenção Climática das Nações Unidas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil