CNBC
Lisa DeNell Cook

CNBCTribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed

Brasil

Com orçamento apertado, brasileiros intensificam hábito de busca por promoções

Publicado 16/09/2025 • 07:02 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Pesquisa da Serasa aponta que 20% dos consumidores são “caçadores de descontos”.
  • Entre os que buscam preços menores, 78,2% também compram online, reforçando o peso do ambiente digital no consumo.
  • Grupo é majoritariamente feminino (55,2%) e concentrado na faixa de 34 a 48 anos (47,3%), com baixa presença de idosos.
Compras online

Compras online

Getty Images

A Serasa Experian realizou uma pesquisa para marcar o Dia do Cliente, que se celebra em 15 de setembro. A principal conclusão do trabalho é que 20% dos consumidores — mais de 34,4 milhões de pessoas — podem ser identificados como “caçadores de descontos”, um perfil que alia atenção, criatividade e uso de recursos digitais para potencializar o poder de compra. 

Esse perfil se destaca em um país onde a remuneração do trabalhador frequentemente não cobre todas as despesas do mês e o hábito de poupar deixa de ser apenas uma necessidade para se transformar em uma habilidade estratégica.

De acordo com os dados da solução de inteligência de mercado Insights Hub, o comportamento desses consumidores vai além da simples procura por preços menores. Ele envolve investigação, compartilhamento de informações em grupos online, uso de cupons e comparação entre marcas, especialmente em períodos promocionais.

Dos brasileiros que procuram descontos ao comprar, 78,2% também se encaixam no perfil de compradores digitais, evidenciando que o ambiente online é o principal espaço de consumo desse público, onde a busca por oportunidades de economia se intensifica. 

A análise indica ainda que o grupo é majoritariamente feminino (55,2%), com forte presença de pessoas entre 34 e 48 anos (47,3%), enquanto idosos acima de 65 anos representam apenas 5,3%.

Classe C é a que mais procura desconto

O levantamento revela que metade dos “caçadores de descontos” pertence à classe C, com renda mensal de até R$ 4 mil. No entanto, o perfil se distribui por diferentes faixas de renda: 18% ganham entre R$ 4 mil e R$ 8 mil. A maioria (73,6%) tem limite de até R$ 1 mil para compras, reforçando o comportamento de planejamento e controle financeiro.

O estudo foi conduzido com base na plataforma Insights Hub, que examina perfis de consumo considerando gênero, faixa etária, classe social e capacidade de pagamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil