Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como a BASF ajuda o produtor a superar os desafios das mudanças climáticas?
Publicado 20/02/2025 • 14:18 | Atualizado há 10 meses
Publicado 20/02/2025 • 14:18 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Desde o início da cooperação, em 2023, foram registrados 3.723 alertas ativos
Pexels
As mudanças climáticas repentinas afetam cada vez mais os produtores. Pensando nisso, a BASF atua ajudando diretamente no desenvolvimento de estratégias para reduzir as perdas no setor agro.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta quinta-feira (20), Mirella Lisboa, gerente de Inovação Aberta e Soluções Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina, comentou sobre soluções climáticas e logísticas que reduzem perdas pós-colheita e aumentam a eficiência da cadeia de suprimentos.
De acordo com Mirella, a mudança constante nos fenômenos climáticos torna difícil prever com base em anos anteriores.
“Os dados que temos sobre fenômenos inesperados dificultam a tomada de decisões antecipadas, como o momento ideal para colher ou plantar. A tecnologia ajuda, fornecendo dados a partir de sensores, ferramentas e plataformas no campo. Ela oferece maior previsibilidade, com dados históricos e tendências do que pode acontecer no futuro, ajudando o produtor a decidir quando utilizar produtos e colher. As plataformas têm se mostrado eficazes na prevenção de catástrofes e no aumento da produtividade, especialmente para os produtores que passam meses esperando pela safra. Esse tipo de tecnologia impulsiona o crescimento do agronegócio no Brasil, especialmente nas exportações”, disse.
Mirella ainda alertou sobre a importância das Agtechs, startups que desenvolvem soluções para o agronegócio.
“Elas realizam monitoramento inteligente do solo, acompanham a saúde das lavouras e indicam o melhor momento para colher, usando sensores e orientando práticas mais sustentáveis. Além disso, diversas plataformas analisam dados de produtividade, clima, pragas, entre outros, o que melhora a irrigação e outros processos”, finalizou.
Ela também explicou que a Agroestar é a plataforma de inovação da BASF, que atua em todas as etapas da produção, oferecendo soluções completas.
“A tecnologia é essencial no campo, e a Agroestar apoia o desenvolvimento de soluções digitais, oferecendo suporte a startups. Utilizamos nossa estrutura de especialistas, estações de experimentação e laboratórios para testar os produtos em um ambiente controlado, com feedbacks sobre o desempenho da tecnologia. Isso ajuda as startups a desenvolverem produtos prontos para o mercado. Além disso, oferecemos suporte para o acesso ao campo, pois muitas startups têm boas tecnologias, mas não acesso direto ao campo. Nós, estando diretamente na cadeia do agronegócio, facilitamos e aceleramos a venda dessas soluções digitais, apoiando o crescimento das empresas e garantindo o bom desempenho para nossos clientes”, finalizou Mirella.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
2
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
3
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
4
Conheça a gigante japonesa que vai investir bilhões em TI no agro brasileiro
5
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano