Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
COP30: 41% dos brasileiros acreditam em impacto positivo da conferência, mostra pesquisa Genial/Quaest
Publicado 11/11/2025 • 11:05 | Atualizado há 1 hora
Publicado 11/11/2025 • 11:05 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Fachada da COP30
Para 41% dos brasileiros, a COP30 deve gerar resultados positivos para o país. A mesma parcela acredita que a conferência não fará diferença, enquanto 7% avaliam que o impacto será negativo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (11).
O levantamento mostrou ainda que as expectativas mais positivas em relação ao evento estão concentradas no Nordeste e no Sudeste.
Enquanto no Nordeste, 43% dos entrevistados veem resultados positivos, no Sudeste, este percentual é de 41%. Já o Sul do país é a região mais cética em relação ao impacto do evento: 48% dos sulistas disseram que a COP 30 “Não fará diferença”.
Leia também:
O levantamento, que ouviu 2.400 brasileiros entre os dias 6 e 9 de novembro — antes do início do evento –, também aponta que a população estava quase dividida em relação ao conhecimento de que a COP30 seria em Belém do Pará: 48% dos entrevistados já sabiam, enquanto 51% ficaram sabendo agora.
Ao analisar os dados por região, o Nordeste se destacou como a área de menor conhecimento: 61% dos nordestinos souberam do local da COP 30 no momento da pesquisa, enquanto apenas 37% já tinha a informação.
Em contraste, a região Centro-Oeste/Norte mostrou o maior conhecimento prévio, com 61% dos entrevistados afirmando estar informados.
A pesquisa também registrou mudança na percepção sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. A rejeição caiu de 70% em outubro para 49% neste mês, enquanto o apoio subiu de 26% para 42%. A fatia dos que não souberam responder passou de 4% para 9%.
Considerada estratégica pelo potencial de grandes reservas de petróleo e gás natural, a Margem Equatorial abrange uma faixa do litoral que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, com áreas marítimas profundas e ainda pouco exploradas.
Em outubro, o Ibama autorizou a Petrobras a perfurar um poço na Foz do Amazonas para estudos. A iniciativa reacendeu expectativas sobre a descoberta de um novo pré-sal, ao mesmo tempo em que intensificou críticas de ambientalistas pela proximidade com a floresta e com uma das regiões mais biodiversas do país.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
2
Palavrões, demissões e polêmica no Nubank expõem abismo crescente entre bilionários e funcionários
3
Após falência, Oi adia a divulgação que estava prevista para esta quarta-feira
4
Rede D’Or vende maternidade de luxo à controlada do Bradesco
5
EXCLUSIVO: Regus fecha com chineses um dos maiores contratos imobiliários do país; “coworking em alta”, diz CEO