CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Brasil

Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos

Publicado 16/08/2025 • 09:58 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Criador do Pix anuncia saída do Banco Central após mais de 20 anos de carreira na instituição.
  • Saída de Carlos Eduardo Brandt ocorre em meio a insatisfação de servidores do BC.
  • Brandt não apontou qual será seu destino profissional.

Carlos Eduardo Brandt, um dos criadores do PIX, deixa o Banco Central

O Banco Central perdeu nesta semana um de seus principais nomes ligados ao setor de sistema de pagamentos. Carlos Eduardo Brandt, que liderou o desenho e a implementação do Pix, anunciou sua saída da instituição após mais de duas décadas de carreira.

Em postagem no LinkedIn, Brandt destacou sua trajetória desde a entrada no BC, em 2002, e lembrou que integrou a equipe responsável pela reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiro e pela criação do STR. “Foram mais de 20 anos dedicados ao aperfeiçoamento do sistema de pagamentos. Me dediquei muito. Aprendi demais”, escreveu.

O executivo afirmou ter “orgulho e gratidão” pela contribuição dada ao sistema financeiro nacional. “Tive o privilégio de liderar o time responsável pelo desenho e implementação do Pix e de coordenar o Fórum Pix por mais de quatro anos, num trabalho extraordinário de parceria entre o setor público e o privado”, disse.

Futuro ainda indefinido

Brandt não revelou seus próximos passos, mas sua saída levanta dúvidas sobre uma eventual migração para a iniciativa privada. O movimento não seria inédito: o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ex-diretor de Regulação, Otávio Damaso, foram recentemente para a iniciativa privada.

Caso haja algum tipo de conflito de interesses, o profissional que sai do BC precisa passar por um período de “quarentena”, sem exercer atividades profissionais por quatro meses.

Insatisfação

A saída ocorre em um contexto de perda de quadros graduados do BC. Problemas salariais, reclamações de sucateamento de carreiras e até questões de infraestrutura têm levado servidores a protestos públicos.

A maioria quer que o BC tenha autonomia também orçamentária, pois atualmente depende do orçamento destinado pelo governo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil