Popularidade de Lula em foco: Datafolha indica alta na aprovação, mas reprovação segue maior
Publicado 05/04/2025 • 09:02 | Atualizado há 15 horas
Payroll: mercado de trabalho dos EUA ganha força em março, apesar de alta na taxa de desemprego
ONU alerta que IA pode afetar 40% dos empregos e ampliar desigualdades globais
Petróleo em queda: Opep+ surpreende com aumento de produção em meio a risco de recessão
‘Vamos nos adaptar ao que acontecer’, diz CEO da Microsoft após tarifaço de Trump
AppLovin pode oferecer uma proposta “muito mais forte que as outras” ao TikTok, diz CEO
Publicado 05/04/2025 • 09:02 | Atualizado há 15 horas
KEY POINTS
Luiz Inácio Lula da Silva em 25 de fevereiro de 2025
Jose Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu interromper a trajetória de queda em sua aprovação, mas ainda enfrenta um cenário marcado por forte polarização e pessimismo. É o que revela a nova pesquisa Datafolha, que aponta crescimento de cinco pontos na avaliação positiva de seu governo, saltando de 24% para 29% desde fevereiro.
Ainda assim, a reprovação segue numericamente superior, com 38% dos entrevistados classificando a gestão como ruim ou péssima — número que, embora inferior aos 41% registrados anteriormente, continua dominante. A avaliação regular permaneceu estável em 32%.
O levantamento ouviu mais de 3 mil pessoas entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Apesar da leve melhora nos índices de aprovação, a expectativa sobre o futuro da gestão não acompanhou o mesmo movimento. Apenas 35% dos entrevistados acreditam que o governo será bom ou ótimo daqui em diante — exatamente o mesmo percentual dos que projetam um desempenho ruim ou péssimo. Esse equilíbrio inédito, segundo o Datafolha, reflete o desalento de parte do eleitorado em relação à condução do país.
Para efeito de comparação, em março de 2023, logo no início do terceiro mandato, 50% acreditavam que Lula faria um bom governo, enquanto apenas 21% tinham expectativa negativa.
O Planalto aposta em uma reestruturação da área de comunicação para recuperar a narrativa. A nomeação do marqueteiro Sidônio Palmeira para a Secretaria de Comunicação (Secom) no início do ano marca esse reposicionamento, que já começa a produzir sinais — ainda tímidos — de recuperação.
Na última quinta-feira, o governo realizou um evento institucional com tom publicitário, batizado de “Brasil Dando a Volta por Cima”, no qual apresentou os resultados dos primeiros meses de gestão. A ofensiva prevê contratos que podem somar até R$ 3,5 bilhões em publicidade institucional em 2025.
A melhora na imagem do presidente é mais evidente entre os eleitores com ensino superior (de 18% para 31%) e nas faixas de renda mais alta — em especial entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, onde a aprovação também passou de 18% para 31%.
Já entre os brasileiros mais pobres, que historicamente formam a base do eleitorado petista, a recuperação foi discreta: a aprovação subiu de 29% para 30%. Em dezembro, esse grupo representava 44% de avaliações positivas.
A região Nordeste segue liderando a aprovação de Lula, com 38%. No Sudeste, o índice subiu de 20% para 25%.
Quando perguntados se a vida melhorou desde que Lula reassumiu o comando do país, apenas 28% disseram que sim. Outros 29% acreditam que a situação piorou, enquanto a maioria — 42% — afirma que tudo continua igual.
Essa percepção reflete o impacto de temas como a alta no preço dos alimentos, pressões inflacionárias e episódios mal compreendidos pela população, como a crise envolvendo o Pix, alvo de desinformação nas redes sociais.
O atual patamar de aprovação é o segundo pior da gestão atual de Lula. Ele se aproxima dos índices vividos por ele próprio em 2005, durante a crise do mensalão, quando teve 28% de aprovação. Para efeitos de contexto, no mesmo momento de governo, em maio de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrava 24% de aprovação e 45% de reprovação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings