Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Diante do tarifaço, Lula e Macron conversam pelo telefone sobre multilateralismo e livre comércio
Publicado 20/08/2025 • 11:58 | Atualizado há 2 meses
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 20/08/2025 • 11:58 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (20) para o presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, que durou quase uma hora de acordo com o Palácio do Planalto, os líderes trataram de temas de preocupação global e bilateral. Ambos reafirmaram seu apoio ao multilateralismo e ao livre comércio.
Na nota, o governo afirma que Lula repudiou o uso político de tarifas comerciais contra o Brasil e relatou a Macron as medidas que seu governo adotou para proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras, além de informar o presidente francês sobre o recurso que o Brasil apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas estadunidenses.
“Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, declara o Palácio do Planalto.
Diante do tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Lula tem intensificado o contato com autoridades internacionais. Nos últimos dias, conversou com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
A nota ainda diz que “o Brasil continuará trabalhando para concluir novos acordos comerciais e abrir mercados para a produção nacional. [Lula] destacou, nesse sentido, a conclusão do Acordo Mercosul- EFTA e a prioridade que tem conferido às negociações com novos parceiros, como Japão, Vietnã e Indonésia“.
Ademais, o francês e o brasileiro comprometeram-se com o diálogo por meio do Acordo Mercosul-União Europeia ainda neste ano, durante a presidência brasileira do bloco.
Os líderes da França e do Brasil reafirmaram intenção de promover maior cooperação entre os países desenvolvidos e o Sul Global, em favor do comércio baseado em regras multilateralmente acordadas. “Nesse contexto, o presidente Lula afirmou que a defesa do multilateralismo será um dos principais temas da Cúpula Virtual do BRICS, que pretende realizar em setembro”, destaca a nota.
No que se refere ao enfrentamento da mudança do clima, assunto de reiterado interesse de Macron, Lula afirmou que a COP-30 será a “COP da verdade, em que ficará claro quais países acreditam na ciência”. O líder brasileiro realçou a importância de que a União Europeia e seus membros apresentem metas à altura do desafio que o planeta enfrenta e o chefe de Estado francês reiterou apoio à realização da Cúpula em Belém e confirmou sua presença no evento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Governo negocia empréstimo com bancos públicos e privados para salvar Correios e evitar aporte do Tesouro
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
De filantropo a chefe de tráfico de trabalho escravo. Quem é o megaempresário por trás do golpe de US$ 15 bilhões em bitcoin pego pelos EUA
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Entenda porque o Brasil é o paraíso dos sindicatos