CNBC

CNBCKraft Heinz suspende plano de cisão enquanto novo CEO afirma que desafios são ‘solucionáveis’

Economia Brasileira

Análise: mesmo com payroll positivo, investidor americano buscará os mercados emergentes

Publicado 11/02/2026 • 18:14 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Carlos Kawall aponta que incertezas geopolíticas e a política tarifária de Donald Trump forçam a diversificação para além dos EUA.
  • O Ibovespa atingiu rapidamente os 190 mil pontos, beneficiado pela busca do investidor estrangeiro por ativos em mercados emergentes.
  • Fatores como o risco institucional e a pressão sobre o Fed tornam o Brasil e o ouro destinos mais atraentes que a base americana.

Nem mesmo os números surpreendentemente positivos do payroll norte-americano, divulgados nesta quarta-feira (11), dão 100% de confiança ao investidor dos EUA para manter sua base de aplicação de capital apenas no país. A análise é do ex-secretário do Tesouro Nacional e sócio fundador da Oriz Partners, Carlos Kawall, que lembrou que o dólar e os ativos de risco não reagiram como em “situações normais”.

“Essa diversificação está ocorrendo por fatores extraeconômicos e mais ligados a questões geopolíticas e de risco institucional, pelas dúvidas com relação à política tarifária. Há também a pressão que continua sendo exercida sobre o Fed para redução de taxa de juros”, avalia Kawall, referindo-se às crises diplomáticas e internas do governo Donald Trump.

“Isso tem forçado essa diversificação, beneficiando a nossa Bolsa aqui, por exemplo, que bateu rapidamente os 190 mil pontos e continua subindo bastante”, pontua, explicando que é justamente essa falta de confiança do investidor norte-americano sobre os EUA que mantém a procura pelos chamados mercados emergentes, como o Ibovespa B3.

Leia também: Membro do Fed vê payroll como ‘boa notícia’ e estima até 50 mil vagas por mês para equilíbrio

Kawall reforça, por outro lado, que esse fenômeno não significa que os mercados americanos estejam com desempenho ruim. “A Bolsa americana continuou subindo no ano passado. Mas temos visto outros mercados com performances espetaculares, como o ouro no ano passado e a nossa Bolsa aqui”, lembra. “Uma pequena parte daquilo que sai de lá e vem para cá faz toda essa diferença.”

Ele aponta que, independentemente do boom de investimentos internacionais, a economia do Brasil também vai bem. “A economia tem crescido, as empresas têm lucrado e temos resultados positivos. Agora, não é esse o único fator. De fato, o ingresso do investidor estrangeiro tem sido, desde o ano passado, determinante”, afirma.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;