Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CNA leva defesa do agro brasileiro a audiência pública em Washington
Publicado 02/09/2025 • 22:10 | Atualizado há 2 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 02/09/2025 • 22:10 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori
Divulgação/CNA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa nesta quarta-feira (3) da audiência pública da investigação aberta pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio, que permite apurar práticas consideradas “desleais ou discriminatórias”.
A entidade está sendo representada em Washington por Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da CNA. Sueme terá 5 minutos para apresentar a defesa do agro brasileiro.
“A CNA protocolou a defesa escrita do agro e do produtor rural brasileiro, mostrando que o aumento da competitividade do nosso setor no comércio internacional não tem relação com práticas desleais de comércio, mas sim com o investimento feito ao longo dos anos em pesquisa e inovação aliado a um perfil empreendedor e único do produtor rural brasileiro. E vai ser isso que a gente vai levar amanhã na audiência pública”, afirmou.
A investigação foi aberta em julho e terá continuidade com a audiência marcada para esta quarta-feira (3). Segundo a CNA, a expectativa é reforçar perante o governo americano que a produção agrícola brasileira se apoia em bases legais e sustentáveis, contribuindo para um comércio internacional justo, transparente e baseado em regras claras.
Na defesa enviada em agosto, a CNA apresentou dados e fundamentos legais que demonstram a conformidade e legalidade das políticas e práticas adotadas pelo país relativas a três eixos apontados pelos americanos: “Tarifas Preferenciais”, “Acesso ao Mercado de Etanol” e “Desmatamento ilegal”.
Os Estados Unidos são o terceiro principal destino das exportações agropecuárias do Brasil e um parceiro estratégico para o setor.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
Os danos do tarifaço aos exportadores: Nordeste cai mais em volume vendido e Sul tem perda maior em dólares, diz FGV
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Carteira de pedidos da Embraer aumenta 38% em um ano e atinge marca histórica