CNBC
Avião de binquedo em cima de notas de ólar

CNBCComo remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas

Economia Brasileira

CNI: indústria de transformação fecha novembro com faturamento no azul

Publicado 19/01/2026 • 15:52 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • No acumulado no ano, o indicador cresceu apenas 0,3% frente ao mesmo período do ano anterior.
  • "Esse crescimento acumulado do faturamento se tornou menor a cada mês do ano passado, reforçando as projeções de perda de ritmo da indústria, principalmente no segundo semestre de 2025", afirma Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
  • O emprego no setor, entretanto, caiu 0,2%. Foi a terceira queda consecutiva do índice. Desde setembro, quando a CNI avalia que começou a perda de ritmo do mercado de trabalho industrial, a queda já foi de 0,6%.

Miguel Ângelo / CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou, nesta segunda-feira (19), que o faturamento real da indústria de transformação aumentou 1,2% em novembro na comparação com outubro de 2025, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas. No acumulado no ano, o indicador cresceu apenas 0,3% frente ao mesmo período do ano anterior.

“Esse crescimento acumulado do faturamento se tornou menor a cada mês do ano passado, reforçando as projeções de perda de ritmo da indústria, principalmente no segundo semestre de 2025”, afirma Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

Leia mais:
CNI: juros altos travam crédito para 80% das indústrias

O emprego no setor, entretanto, caiu 0,2%. Foi a terceira queda consecutiva do índice. Desde setembro, quando a CNI avalia que começou a perda de ritmo do mercado de trabalho industrial, a queda já foi de 0,6%.

“Em resposta à melhora da atividade industrial, que se iniciou em 2023 e que teve o seu melhor momento em 2024, o emprego industrial cresceu. Essa alta até se manteve no início de 2025, embora a atividade industrial já apresentasse sinais de que enfrentaria problemas, sobretudo com o aumento da Selic, cuja trajetória de alta teve início ainda em 2024. Mas com a crescente perda de ritmo de atividade industrial, o emprego industrial perdeu força”, explica Azevedo.

Após quatro quedas consecutivas, acumulando retração de 1,4%, a massa salarial cresceu 1,5% em novembro. Apesar disso, o indicador acumula queda de 2,3% nos 11 primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.

Já o rendimento médio dos trabalhadores industriais também vinha histórico de quedas, mas voltou a aumentar em novembro. O índice subiu 1,6% em relação a outubro. O indicador acumula tombo de 4% entre janeiro e novembro do ano passado na comparação com os 11 primeiros meses de 2024.

O número de horas trabalhadas na produção caiu 0,7% entre outubro e novembro. Nos 11 primeiros meses do ano passado, o indicador subiu 0,9% na comparação com o mesmo período de 2024.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,6 ponto porcentual, passando de 78,1% para 77,5%. A UCI de novembro de 2025 estava 2,4 pontos porcentuais abaixo da UCI de novembro de 2024. Além disso, a UCI média nos 11 primeiros meses do ano passado foi 1 ponto porcentual inferior à observada no mesmo período de 2024.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;