CNBC

CNBCTodd Combs, CEO da Geico, está de mudança para a JPMorgan com aprovação de Warren Buffett

Economia Brasileira

Como a Black Friday 2025 movimentou o setor de entregas no Brasil

Publicado 08/12/2025 • 15:23 | Atualizado há 40 minutos

KEY POINTS

  • Uma das datas mais importantes do varejo global também teve suas consequências no volume de envios por empresas brasileiras do setor.
  • As cidades de Boa Vista, São Paulo e Manaus aparecem entre os locais com maior movimentação.
  • O desempenho registrado este ano parece confirmar o peso da data no calendário comercial brasileiro e reforçar sua importância para o varejo digital e para o ecossistema de entregas urbanas.

Artem Podrez / Pexels

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo global, impulsionou o comércio eletrônico e intensificou a atividade logística em todo o país por mais um ano. O volume de entregas realizadas durante a semana de grandes promoções cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da inDrive, plataforma global de mobilidade e serviços urbanos.

As cidades de Boa Vista, São Paulo e Manaus aparecem entre os locais com maior movimentação, com aumento de 97%, 21% e 13% respectivamente, em relação ao ano anterior, com destaque para o envio de itens como roupas femininas, comida e acessórios de celulares.

O desempenho registrado este ano parece confirmar o peso da data no calendário comercial brasileiro e reforçar sua importância para o varejo digital e para o ecossistema de entregas urbanas. De acordo com levantamento da Gauge e da W3haus, a expectativa para a Black Friday 2025 era de uma movimentação de cerca de R$ 13,6 bilhões, resultado de 17,2 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 808.

O crescimento observado por exemplo pela inDrive, plataforma de mobilidade e serviços urbanos, foi impulsionado por vendas digitais e um grande volume de entregas concentrado em poucos dias. Esse cenário exigiu agilidade de micro, pequenos e médios empreendedores na adaptação de suas operações, a fim de atender aos clientes com mais eficiência por meio de serviços flexíveis de entrega.

“A Black Friday reforça um comportamento já consolidado no consumo brasileiro: a busca por rapidez, autonomia e conveniência. Nossa proposta de valor, baseada na transparência, permite que os pequenos empreendedores combinem diretamente com os entregadores parceiros, garantindo soluções personalizadas para cada necessidade e viabilizando novas oportunidades de renda em momentos de alta demanda,” Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.

O inDrive.Entregas permite envios simultâneos, múltiplos endereços e seguros para pacotes de até R$ 500 (por carro ou por moto), além de aceitar pagamentos em dinheiro ou por meio do aplicativo. O modelo oferece também um Modo Empresarial, voltado a clientes que realizam envios frequentes e precisam de controle centralizado de pedidos e suporte prioritário.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;