CNBC

CNBCJerome Powell pode permanecer no Fed mesmo após ser destituído; entenda

Economia Brasileira

Confiança da indústria tem pior janeiro em uma década, apesar de leve alta do índice

Publicado 21/01/2026 • 10:05 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • A confiança do empresário industrial registrou em janeiro de 2026 o pior desempenho para o mês em dez anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pela CNI.
  • Mesmo com uma alta de 0,5 ponto na comparação mensal, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou apenas 48,5 pontos, permanecendo abaixo da linha de 50 pontos que separa confiança de falta de confiança.

Canva Images

Montagem Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

A confiança do empresário industrial registrou em janeiro de 2026 o pior desempenho para o mês em dez anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Mesmo com uma alta de 0,5 ponto na comparação mensal, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou apenas 48,5 pontos, permanecendo abaixo da linha de 50 pontos que separa confiança de falta de confiança.

O último resultado tão fraco para um mês de janeiro havia sido observado em 2016, em meio à recessão econômica, quando o índice marcou 36,6 pontos.

Leia também: CNI: indústria de transformação fecha novembro com faturamento no azul

De acordo com a CNI, o principal fator por trás do pessimismo é o patamar elevado dos juros. Para Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade, a confiança segue pressionada desde o início de 2025, refletindo os efeitos da alta da taxa Selic iniciada no fim de 2024.

“À medida que os juros subiram e os impactos passaram a ser mais sentidos na atividade econômica, a falta de confiança se consolidou”, diz.

A avaliação das condições atuais continua negativa. O índice que mede a percepção sobre o presente subiu apenas 0,2 ponto em janeiro, para 44 pontos, indicando que os empresários ainda veem a economia e os próprios negócios em situação pior do que há seis meses.

Leia também: CNI: juros altos travam crédito para 80% das indústrias

A melhora marginal foi sustentada por uma visão menos negativa sobre as empresas, enquanto a avaliação da economia brasileira se deteriorou.

Já as expectativas para os próximos meses mostram sinal mais favorável. O Índice de Expectativas avançou 0,7 ponto, passando de 50 para 50,7 pontos, o que indica uma saída da neutralidade e retorno a um leve otimismo para o horizonte de seis meses. Esse movimento, contudo, está concentrado na confiança em relação ao desempenho das próprias empresas, já que as perspectivas para a economia seguem mais cautelosas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;