CNBC
O improvável casamento político de Trump e Musk culminou em um divórcio público e inflamado em 5 de junho de 2025. O presidente Trump disse, em um discurso televisionado no Salão Oval, que estava "muito decepcionado" depois que seu ex-assessor e principal doador criticou seu "grande e belo" projeto de lei de gastos perante o Congresso. Os dois então trocaram insultos nas redes sociais — com Musk chegando a postar, sem provas, que Trump foi mencionado em documentos governamentais sobre o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, que caiu em desgraça.

CNBC Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Economia Brasileira

Lula e Dilma defendem novo modelo de financiamento no Banco do Brics

Publicado 04/07/2025 • 10:45 | Atualizado há 2 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira (4), durante a reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como ‘Banco dos Brics’, que a instituição precisa liderar esforços pela transição energética, enfrentar a exclusão digital e ampliar o financiamento em moeda local.
  • Para ela, o NDB deve consolidar seu papel de liderança nos próximos anos.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma reformulação no sistema financeiro internacional.

Ricardo Stuckert/PR

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira (4), durante a reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como ‘Banco dos Brics’, que a instituição precisa liderar esforços pela transição energética, enfrentar a exclusão digital e ampliar o financiamento em moeda local. Para ela, o NDB deve consolidar seu papel de liderança nos próximos anos.

“O NDB precisa estar na vanguarda desse esforço, ampliando os investimentos em infraestrutura verde, energia limpa, transição energética e tecnologias inteligentes para o clima”, afirmou, ressaltando que os países mais afetados por eventos climáticos extremos devem ser prioridade no financiamento.

Leia também:

Brasil sedia Cúpula do Brics no Rio de Janeiro e assume protagonismo em debates globais

Brics Brasil: País elevou debate em transição energética após assumir G20, diz assessora do MME

Venezuela quis vir ao Brics e driblar calote de US$ 1,7 bilhão com o Brasil, antes de parar negociação

A ex-presidente do Brasil também destacou a importância de uma transformação digital que seja inclusiva e não aprofunde desigualdades. “Devemos garantir que a transformação digital se torne uma ferramenta de empoderamento, não de marginalização, que aumente a produtividade, promova a inovação e amplie o acesso à educação, à saúde e aos serviços públicos.”

Ao encerrar seu discurso, Dilma destacou que o banco está apenas no começo de sua trajetória. “Na próxima década, devemos consolidar nosso papel de liderança para o desenvolvimento equitativo, sustentável e autônomo em um mundo multipolar”, disse. “Que essa seja a década de ouro da instituição. Uma década em que atuemos com ousadia, pensemos a longo prazo e permaneçamos fiéis ao espírito que deu origem a essa instituição.”

Lula defende reforma no sistema financeiro global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma reformulação no sistema financeiro internacional. Ele criticou a lentidão das instituições tradicionais em atender às demandas dos países em desenvolvimento e afirmou que “o modelo da austeridade não está certo em nenhum país do mundo”. Segundo Lula, “toda vez que se fala em austeridade, o pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico”.

Um dos destaques do discurso foi a defesa do uso de moedas locais em financiamentos. “Atualmente, 31% dos projetos do NDB são realizados nas moedas dos países membros”, disse Lula, ao elogiar a atuação do banco sob a presidência de Dilma Rousseff.

“A discussão sobre a necessidade de uma nova moeda de comércio é extremamente importante. É complicado, eu sei. Tem problemas políticos, mas, se a gente não encontrar uma nova fórmula, a gente vai terminar o século XXI igual a gente começou o século XXI. E isso não será benéfico para a humanidade”, defendeu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira