Pfizer tem lucro com vendas de produtos contra a Covid.

CNBC Pfizer supera expectativas de lucro com vendas de produtos contra Covid e cortes de custos

Economia Brasileira

DREX não substituirá dinheiro em espécie e nem servirá para monitorar população

Publicado 24/01/2025 • 13:17

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • É falso que o DREX, moeda digital do Banco Central do Brasil, vá substituir o dinheiro em espécie. A emissão de papel moeda se dá por diversas necessidades e hábitos da população.
  • DREX é o real em formato digital, emitido em plataforma digital operada pelo Banco Central (BC). 
  • É falso também que o Governo Federal esteja criando o DREX para monitorar as transações financeiras das pessoas.
Drex.

Drex

Divulgação Drex.

É falso que o DREX, moeda digital do Banco Central do Brasil, vá substituir o dinheiro em espécie. A emissão de papel moeda se dá por diversas necessidades e hábitos da população. A versão inicial do Real Digital será uma opção adicional ao uso de cédulas, mas – por ter foco no uso online – seu impacto sobre a demanda por papel-moeda não deve ser relevante.

DREX é o real em formato digital, emitido em plataforma digital operada pelo Banco Central (BC). Por isso, ele é uma moeda digital de banco central (CBDC, de Central Bank Digital Currency, em inglês).

O real tradicional são as cédulas e as moedas de real, emitidas pelo BC, que estão em circulação na economia e que podem ser depositadas em bancos, cooperativas, instituições de pagamentos e demais instituições autorizadas pelo BC.

DREX não monitora transações financeiras

É falso também que o Governo Federal esteja criando o DREX para monitorar as transações financeiras das pessoas. Em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil desde 2020, o DREX obedece princípios e regras previstos na legislação brasileira, em especial pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais.

O DREX, o real em formato digital, será emitido:

  • pelo próprio BC, para transações de atacado (liquidação de transações entre instituições autorizadas);
  • ou pelas instituições autorizadas pelo BC, para transações de varejo com seus clientes.

O DREX vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição. Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma DREX do Banco Central (BC), que é um ambiente em desenvolvimento utilizando a tecnologia de registro distribuído (em inglês Distributed Ledger Technology – DLT).

Como ter acesso à Plataforma DREX?

Para ter acesso à Plataforma DREX, o usuário precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do DREX, para que o usuário possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.

Os serviços inteligentes da Plataforma DREX serão efetuados por meio de contratos inteligentes, que podem ser adaptados para a conveniência dos clientes, permitindo que as transações financeiras sejam concluídas quando todas as condições forem cumpridas, trazendo segurança para todas as partes.

Assim, o DREX vai democratizar o acesso aos benefícios da economia digital, trazendo mais eficiência e segurança para as transações financeiras.

Por exemplo, se o usuário for comprar um carro, pode ficar com receio de pagar e o vendedor não passar a propriedade do veículo. Com o DREX, não importa quem vai fazer o primeiro movimento, pois o contrato só será concluído quando ambos acontecerem.

Assim, o dinheiro e a propriedade do carro serão transferidos de forma simultânea e condicionada. Se uma das partes falhar, o dinheiro e o carro permanecem com seus respectivos donos. 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Economia Brasileira