Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Silveira vê espaço para nova queda nos combustíveis e diz que governo pode acionar Justiça contra jabutis do setor elétrico
Publicado 21/07/2025 • 10:27 | Atualizado há 6 horas
Figma pode chegar a valer R$ 87 bilhões em estreia na bolsa
O pior conselho de carreira número 1 dado por bilionários, diz autor de best-seller: qualquer um que diga isso ‘já é rico’
Subway escolhe veterano do Burger King como novo CEO
Microsoft sofre ataque ao SharePoint — uma versão segue vulnerável
Grupo investidor apoiado pela LVMH compra participação de 20% na Flexjet
Publicado 21/07/2025 • 10:27 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda há espaço para redução nos preços dos combustíveis pela Petrobras, caso os níveis do Brent permaneçam estáveis.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, ele também alertou para a volatilidade do mercado internacional de petróleo e disse que o governo trabalha para minimizar os impactos ao consumidor.
“Temos condição e espero que a empresa ainda reduza mais os preços dos combustíveis. É a minha expectativa, se nós continuarmos com o Brent nos níveis que estão hoje”, afirmou o ministro.
Silveira disse ainda que o licenciamento da Petrobras na Margem Equatorial avançou. Segundo ele, o Ibama deu sinalização positiva ao pedir simulações, e agora a continuidade depende da entrega dos resultados por parte da estatal.
Na mesma entrevista, o ministro criticou a tentativa de reintroduzir jabutis legislativos vetados no projeto de eólicas offshore por meio de medidas provisórias. Ele afirmou que o governo está pronto para reagir, inclusive judicialmente, para impedir impactos na conta de luz.
“A União usará todos os instrumentos à disposição”, disse Silveira, ressaltando que o consumidor não pode ser penalizado por medidas sem previsão orçamentária ou sem base técnica.
Silveira afirmou que tem confiança no processo legislativo, mas espera que o novo modelo de Tarifa Social não seja desfigurado.
“Tenho profundo diálogo com os líderes e, até por ter passado pelas duas Casas Legislativas, todos me conhecem bem.”
Sobre a relação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Silveira desconversou.
Silveira também revelou que o governo está avaliando a volta do horário de verão. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) está conduzindo os estudos, que devem ser concluídos em até 30 dias.
“É uma possibilidade. O operador está estudando se isso é necessário para garantir segurança e melhor custo para o consumidor.”
Outro foco é o aumento no número de cortes de geração (curtailment), especialmente no Nordeste. O ministro atribuiu o problema à falta de planejamento do governo anterior e disse que um grupo de trabalho está finalizando proposta para enfrentar o tema.
“O consumidor não pode pagar essa conta por falta de demanda.”
O leilão de reserva de capacidade, segundo Silveira, está previsto para o primeiro trimestre de 2026. Os estudos devem ser concluídos ainda este mês, com consulta pública, análise da Aneel e do TCU.
Silveira também confirmou que a medida provisória do Auxílio Gás será publicada em agosto. O programa prevê a entrega de botijões às famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico.
“Serão 17 milhões de famílias. Queremos iniciar o processo ainda este ano.”
Sobre sua trajetória política, não descartou disputar um cargo por Minas Gerais em 2026, mas reafirmou o apoio à reeleição de Lula.
“Pelo projeto que participo e acredito ser o melhor para o Brasil — a continuidade do governo Lula até 2030 —, vou discutir e ouvir o presidente.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Turistas brasileiros já podem usar Pix em lojas e restaurantes na França
Empresas dos EUA correm para garantir ímãs de terras raras — importações da China disparam 660%
Flexjet mantém encomenda de jatos da Embraer apesar de novas tarifas dos EUA
Com foco no mercado de bem-estar, Buddha Spa planeja internacionalização na América Latina
Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas, aponta levantamento da USP