Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ibovespa B3 dispara, passa de 127 mil pontos e chega a ter alta de 2,92%
Publicado 30/01/2025 • 15:48 | Atualizado há 12 meses
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Disputa entre Trump e Fed deve continuar na Suprema Corte
CEO da Delta prevê lucro recorde impulsionado por viagens premium
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 30/01/2025 • 15:48 | Atualizado há 12 meses
KEY POINTS
O Ibovespa B3 disparou nesta quinta-feira (30), penúltimo dia de janeiro, e, às 15h45, chegou a passar de 127 mil pontos –foi uma alta de 2,92%, a maior desde abril de 2023.
Depois disso, o índice teve uma leve queda, mas ainda assim está perto dessa marca.
Investidores equilibram os efeitos possíveis das decisões esperadas de política monetária ontem nos Estados Unidos e no Brasil. Enquanto o Federal Reserve (Fed) manteve o juro básico no nível entre 4,25% e 4,50%, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic de 12,35% para 13,25% ao ano.
Nesta manhã os juros futuros cedem na ponta curta, após o Copom, enquanto o dólar ante o real avança tocando máxima a R$ 5,914, em correção, segundo analistas. Em Nova York, a maioria dos índices futuros de ações avança na esteira de balanços corporativos.
“A Bolsa apanhou muito com o câmbio apreciando com notícias lá fora. Agora, recupera um pouco o terreno. Não há nada muito estrutural hoje que justifique essa alta. O Caged dezembro e 2024 veio mais fraco. Isso ajuda a jogar para baixo as taxas dos juros futuros, jogando também a perspectiva de um ciclo de alta da Selic não se alongando tanto”, avalia Carlos Lopes, do banco BV.
O Caged teve fechamento líquido de 535.547 empregos em dezembro. O saldo foi mais negativo do que o piso da pesquisa Projeções Broadcast, que indicava encerramento de 487.116 vagas formais. Em 2024, houve abertura de 1.693.673 novas vagas de emprego. Foi menor também do que o piso das estimativas, de geração de 1.736.982 postos.
Para Ian Toro, especialista de renda variável da Melver, alguns acontecimento da semana com sinais de abrandamento nas promessas de Donald Trump em relação a tarifas a alguns países, mas o quadro é incerto. “O presidente do Fed Jerome Powell está observando as ações de Trump, dadas as incertezas. Fora isso tem toda a questão sobre imigrantes, que trabalham nos EUA e consome”, diz.
Assim como a manutenção do juros nos EUA era prevista, como a alta aqui era esperada, o foco de economistas e especialistas ficou no comunicado do Copom que, segundo esses profissionais, no geral, indicou um tom mais leve, deixando a porta aberta para a reunião de maio. Isso porque no Copom de dezembro o Banco Central já havia indicado dois aumentos de um ponto porcentual: janeiro e março. O juro básico irá a 14,25% no terceiro mês deste ano.
Para Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3, a manutenção do roteiro do BC reforça a credibilidade do BC na atual gestão, que tem vários dirigentes indicados pelo governo, inclusive o presidente da autarquia, Gabriel Gablípolo. “Sugere que o presidente do BC será independente”, avalia.
“O discurso considerado dovish é bom no curto prazo”, pontua o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, completando que isso tende a atrair ingresso de capital do exterior para a B3.
Contudo, Oliveira, da Blue3, pondera que é preciso cautela dado que a moeda americana segue se apreciando em relação ao Real, o que faz com que o investidor estrangeiro olhe com certa parcimônia para o Brasil. “Mesmo com o Fed mantendo os juros, o dólar está se fortalecendo”, pontua.
Na quarta-feira, o Ibovespa B3 fechou em baixa de 0,50%, aos 123.432,12 pontos.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
4
Mattel lança Barbie autista e amplia aposta em diversidade na indústria global de brinquedos
5
Ozempic perde patente e inicia corrida de canetas genéricas no Brasil