Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula critica países ricos por protecionismo ambiental e violações à soberania na Cúpula da OTCA
Publicado 22/08/2025 • 22:07 | Atualizado há 2 meses
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 22/08/2025 • 22:07 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Canal Gov.
Presidente Lula.
Críticas à atuação de países desenvolvidos em temas como meio ambiente e segurança dominaram o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (22), durante encontro com representantes da sociedade civil na V Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Lula afirmou que nações ricas se valem do combate ao crime organizado para justificar intervenções em assuntos internos de países latino-americanos. O presidente brasileiro também apontou que a proteção ambiental tem servido como argumento para práticas protecionistas, sem mencionar diretamente Estados Unidos ou Venezuela.
Leia mais:
Trump age sem considerar a OMC, ONU ou qualquer outro órgão, diz Lula
Presidente Lula quer reforçar engajamento de países amazônicos na COP30
“Presidente americano não deve dar palpite no Brasil”, diz Lula sobre Trump
No contexto de tensões diplomáticas, os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% a produtos brasileiros e sancionaram membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo, alegando perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Donald Trump (Partido Republicano-EUA).
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”.
No cenário internacional, a administração de Donald Trump enviou três navios equipados com mísseis guiados para áreas próximas à costa da Venezuela, justificando a ação pelo combate ao tráfico de drogas. Em resposta, Nicolás Maduro mobilizou 4,5 milhões de milicianos para proteger o país diante de possíveis ataques norte-americanos.
No âmbito comercial, o Brasil tem enfrentado obstáculos nas negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia, especialmente devido à resistência da França. Agricultores franceses argumentam que produtores brasileiros não atendem aos padrões ambientais exigidos no setor agropecuário.
Lula ressaltou ainda a importância do multilateralismo como caminho para enfrentar desafios ambientais globais, reforçando que a cooperação internacional é essencial. “Será a hora de os líderes mundiais mostrarem se estão realmente comprometidos com o futuro do planeta. Não existe saída individual para a crise climática. Não há outro meio de superá-la além do multilateralismo. Muito já foi negociado, mas pouco foi cumprido”, declarou o presidente.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Exclusivo: Oncoclínicas fecha parceria com governo do DF para reduzir fila de espera no tratamento de câncer
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Entrevista: ‘cortes de geração de energia e insegurança jurídica ameaçam avanço das fontes renováveis’
5
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas