Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Novo salário mínimo começa a valer nesta quinta-feira
Publicado 01/01/2026 • 15:45 | Atualizado há 9 meses
Jaguar lança carro elétrico de US$ 130 mil dois anos após rebranding polêmico
CEO da Chevron alerta contra proibição “imprudente” de exportações de diesel nos EUA
Google suspende obras de data centers na Finlândia em meio a plano de US$ 15 bilhões
Rubio diz que Teerã perdeu “múltiplas” oportunidades de acordo nuclear em meio a impasse com Irã
Taxas de hipotecas atingem maior nível em quase 3 anos e demanda continua a cair
Publicado 01/01/2026 • 15:45 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Pexels
Salário mínimo foi reajustado para 2026
O novo salário mínimo, no valor de R$ 1.621, passa a valer a partir desta quinta-feira (1º). O reajuste, de 6,79% ou R$ 103, foi confirmado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento no dia 10 de dezembro. O salário mínimo anterior era de R$ 1.518.
O novo valor foi informado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em novembro e acumula 4,18% em 12 meses.
Pela estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bilhões na economia. O cálculo considera os efeitos sobre a renda, o consumo e a arrecadação, ainda que em um cenário de restrições fiscais mais rígidas.
A regra do reajuste do salário mínimo determina que o valor tenha duas correções: uma pelo INPC de 12 meses acumulado até novembro do ano anterior, ou seja, 4,18%, e outra pelo crescimento da economia de dois anos.
No dia (4) de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, confirmando expansão em 3,4%.
Siga o Times | CNBC no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo.
Siga o Times | CNBCLeia mais:
Febraban: bancos preveem “pouso suave” do crédito em 2026 com Selic fixa até março; entenda
Seis apostas ganham prêmio bilionário da Mega da Virada; veja quanto cada um irá levar
No entanto, o arcabouço fiscal, mecanismo que controla a evolução dos gastos públicos, determina que o ganho acima da inflação seja limitado a um intervalo de 0,6% a 2,5%.
Pela regra, o salário mínimo de 2026 seria R$ 1.620,99 e, com o arredondamento previsto em lei, passa para R$ 1.621, um reajuste total de 6,79%.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Zapping | Novos Streamings
Maiores Audiências
1
DECISÃO 2026: Caiado anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial
2
CEO da Nokia afirma que data centers seriam construídos “duas vezes mais rápido” sem restrições de fornecimento
3
Microsoft garante exclusividade de streaming de GTA 6 no lançamento pelo Xbox Cloud Gaming
4
Casas Bahia corta estoque em 40% e reduz quadro em 4,6 mil pessoas
5
Caso Master: advogado de Vorcaro enviou endereço residencial de Gonet ao banqueiro e elogiou jantar na casa do PGR