CNBC

CNBCCEO do JPMorgan alerta Trump em Davos: imigração é vital para o crescimento dos EUA

Economia Brasileira

PicPay e C6 lideram ranking de reclamações do Banco Central no fechamento de 2025

Publicado 22/01/2026 • 16:58 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (22) o Ranking de Reclamações referente ao quarto trimestre de 2025.
  • O ranking é calculado com base em um índice que pondera o número de reclamações procedentes em relação à quantidade de clientes de cada instituição.
  • No grupo dos 15 maiores bancos, financeiras e instituições de pagamento, o PicPay registrou um índice de 55,52, seguido de perto pelo C6 (51,92) e pelo Bradesco (43,89).

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (22) o Ranking de Reclamações referente ao quarto trimestre de 2025. O relatório, que é a principal bússola para medir a satisfação dos consumidores no sistema financeiro, aponta o PicPay e o Banco C6 no topo da lista entre as maiores instituições do país.

O ranking é calculado com base em um índice que pondera o número de reclamações procedentes em relação à quantidade de clientes de cada instituição. No grupo dos 15 maiores bancos, financeiras e instituições de pagamento, o PicPay registrou um índice de 55,52, seguido de perto pelo C6 (51,92) e pelo Bradesco (43,89).

Os gigantes sob pressão

A lista das instituições mais reclamadas mostra uma forte presença de bancos digitais e novos players de pagamento, que têm expandido suas bases de clientes em ritmo acelerado em 2026. O Inter (39,23) e o Mercado Pago (38,66) também figuram entre as seis primeiras posições.

Leia mais:
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
Vale aposta em ESG e minerais estratégicos durante encontro em Davos

Por outro lado, instituições tradicionais e bancos públicos apresentaram índices significativamente menores de insatisfação proporcional. O Nubank, apesar de sua base de mais de 112 milhões de clientes, ocupa a 14ª posição com um índice de 12,04, enquanto o Banco do Brasil (16,22) e a Caixa Econômica Federal (17,23) também aparecem na parte inferior da tabela.

Cartões e consignado

O Banco Central também detalhou os assuntos que mais motivaram o descontentamento dos brasileiros no último trimestre. As irregularidades relacionadas à integridade e segurança de cartões de crédito lideram o volume de queixas, com 4.224 registros.

As operações de crédito consignado aparecem logo em seguida como o segundo maior problema, somando quase 3.500 reclamações. Os temas mais frequentes incluem:

  • Falhas na segurança e sigilo de dados em operações de crédito;
  • Insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC e centrais de relacionamento;
  • Dificuldades e restrições na realização da portabilidade de crédito.

Consórcios e instituições menores

No segmento de administradoras de consórcios, que possui divulgação semestral, a Reserva Administradora lidera o ranking de queixas com um índice expressivo de 5.151,45. Já no grupo de instituições menores e “demais bancos”, a Prototype IP registrou a maior taxa proporcional de reclamações.

A divulgação do ranking pelo BC serve como um alerta para que as instituições aprimorem seus mecanismos de governança e atendimento ao cliente. Para o consumidor, os dados consolidados em janeiro de 2026 funcionam como um filtro importante na hora de escolher onde concentrar suas movimentações financeiras e investimentos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;