CNBC

CNBCStarbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo

Economia Brasileira

Pix avança como motor das vendas na Black Friday e reforça papel estratégico no varejo

Publicado 06/11/2025 • 14:53 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Ferramenta deve ser usada por 38% dos consumidores, impulsionada por conveniência e liquidez.
  • Pesquisa aponta que 71% dos consumidores pretendem gastar até R$ 1.000 durante a data.
  • A modalidade, que já superou o uso do cartão de débito em volume de transações, é vista por empresas como uma aliada estratégica para reduzir custos operacionais.

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Black Friday deve movimentar o varejo brasileiro neste ano. Segundo o estudo Black Friday 2025 – A Black além do preço, da MindMiners, 71% dos consumidores pretendem gastar até R$ 1.000 durante a data, e 59% planejam comprar para uso próprio, o que evidencia um perfil mais racional e digitalizado.

Entre os meios de pagamento, o Pix se consolida como o grande destaque – 38% dos consumidores devem utilizá-lo, de acordo com levantamento da LWSA, um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais. A modalidade, que já superou o uso do cartão de débito em volume de transações, é vista por empresas como uma aliada estratégica para reduzir custos operacionais, garantir liquidez imediata e aumentar a conversão nas vendas online e físicas.

Leia mais:

PIX, a criação brasileira que surpreendeu o mundo, completa 5 anos cheio de novidades e planos


“O Pix se consolidou como o meio de pagamento mais eficiente para o varejo. Ele oferece ao consumidor a agilidade que busca e, ao lojista, previsibilidade financeira e redução de custos”, afirma Leandro Fiúza, CEO da SaqPay, plataforma de soluções digitais em meios de pagamento.

O avanço de novas funcionalidades, como o Pix Automático e o Pix por Aproximação, deve ampliar ainda mais seu impacto sobre o fluxo de caixa das empresas e a fidelização dos clientes. Na avaliação de especialistas, o Pix deixa de ser apenas um meio de pagamento e se torna um pilar de competitividade no ecossistema financeiro e comercial brasileiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;