CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Economia Brasileira

Trump diz que ‘Brasil tem sido um parceiro comercial horrível’ e que ‘tem leis muito ruins’; Lula reage

Publicado 14/08/2025 • 15:43 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o Brasil "tem sido um parceiro comercial horrível que cobra tarifas 'enormes' dos norte-americanos".
  • Trump disse ainda que não teme a aproximação entre Brasil e China: "Eles podem fazer o que quiserem. Sabe, nenhum deles está se saindo muito bem. Estamos nos saindo melhor do que qualquer outro país do mundo neste momento".
  • Mais cedo, Lula classificou como 'insensatez' a decisão de Donald Trump de elevar tarifas sobre produtos brasileiro e reforçou que os EUA mantêm superávit com o Brasil há 20 anos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) na Casa Branca que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível que cobra tarifas ‘enormes’ dos norte-americanos”. Trump também afirmou que o Brasil “tem leis muito ruins acontecendo agora”. Respondendo à pergunta de um jornalista sobre a aproximação de Brasil e México da China, ele disse:

“Não estou nem um pouco preocupado. Eles podem fazer o que quiserem. Sabe, nenhum deles está se saindo muito bem. E o que estamos fazendo em termos de economia, estamos deixando todos para trás, inclusive a China. Estamos nos saindo melhor do que qualquer outro país do mundo neste momento”.

Leia mais:
“O plástico está em todos os produtos exportados”, alerta presidente Abiplast sobre efeitos do tarifaço

Trump emendou: “o Brasil tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas. Como você sabe, eles nos cobram ‘tarifas enormes’, muito, muito maiores do que nós cobramos deles — nós praticamente não cobramos nada — e o Brasil tem algumas leis muito ruins atualmente”.

O presidente norte-americano também voltou a revelar incômodo com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eles pegaram um presidente e o colocaram na prisão, e eu, por acaso, conheço esse homem e, vou lhe dizer, sou muito bom com as pessoas. Acho que ele é um homem honesto. Acho que o que eles fizeram foi uma execução política com Bolsonaro”.

“Acho que isso é terrível, mas eles também nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos e muitos anos. Um dos piores países do mundo para isso. Eles cobraram tarifas enormes e tornaram muito difícil fazer qualquer coisa. Portanto, agora estão sendo cobradas tarifas de 50%, e eles não estão satisfeitos, mas é assim que as coisas funcionam”, completou Trump.

Lula diz que Trump mentiu

Num evento no fim da tarde desta quinta-feira (14), p presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às declarações de Trump: “é mentira” e que não “vai ficar de joelhos para os EUA”.

Mais cedo, durante a inauguração da nova fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana (PE), Lula classificou como “insensatez” a decisão de Donald Trump de elevar tarifas sobre produtos brasileiros. Lula afirmou que os Estados Unidos mantêm superávit com o Brasil há 20 anos e que não há justificativa para a medida.

O presidente também rebateu acusações de perseguição política a Bolsonaro, dizendo que o caso envolve crimes como tentativa de golpe e ameaças a autoridades. Ele defendeu a regulação das redes sociais para combater fake news e discursos de ódio.

Lula ainda garantiu que o Brasil buscará novos mercados diante de restrições comerciais dos EUA, citando a abertura de 400 destinos em dois anos e meio e o início das exportações de carnes e miúdos para as Filipinas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;