CNBC
O improvável casamento político de Trump e Musk culminou em um divórcio público e inflamado em 5 de junho de 2025. O presidente Trump disse, em um discurso televisionado no Salão Oval, que estava "muito decepcionado" depois que seu ex-assessor e principal doador criticou seu "grande e belo" projeto de lei de gastos perante o Congresso. Os dois então trocaram insultos nas redes sociais — com Musk chegando a postar, sem provas, que Trump foi mencionado em documentos governamentais sobre o financista e agressor sexual Jeffrey Epstein, que caiu em desgraça.

CNBC Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Brasil

Em Cúpula do Mercosul, Lula e Milei divergem sobre o futuro do bloco

Publicado 03/07/2025 • 12:13 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

Lula e Milei: caminhos distintos para o Mercosul

Lula e Milei: caminhos distintos para o Mercosul

Montagem/Cido Coelho/Times Brasil | CNBC

O presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei apontaram caminhos diferentes durante a 56º Cúpula do Mercosul, que acontece nesta quinta-feira (3), no Palácio de San Martin, em Buenos Aires, na Argentina.

Enquanto Lula prega por união e expansão do bloco diante dos desafios comerciais globais, Milei cobra urgência na abertura econômica e flexibilização das regras comerciais do Mercosul.

Ao discursar na reunião de cúpula do bloco, o chefe de Estado brasileiro listou cinco áreas que, segundo ele, devem orientar a atuação conjunta: fortalecimento do comércio, combate às mudanças climáticas, desenvolvimento tecnológico, segurança pública e promoção de direitos sociais.

Leia mais:

“O Mercosul ampliado é nossa melhor plataforma para aproximar e coordenar políticas nacionais”, diz Lula em cúpula

“O Mercosul ampliado é nossa melhor plataforma para aproximar e coordenar políticas nacionais”, afirmou Lula, ao defender a integração regional como estratégia para enfrentar desafios econômicos, ambientais e sociais.

Entre as propostas, o Lula citou a inclusão dos setores automotivo e açucareiro na união aduaneira e a reativação do Fórum Empresarial do Mercosul. Ele sugeriu também a ampliação do uso de moedas locais em transações comerciais e a modernização do sistema de pagamentos digitais.

Presidente Lula durante discurso na Cúpula do Mercosul.
Presidente Lula durante discurso na Cúpula do Mercosul.
Presidente Lula durante discurso na Cúpula do Mercosul defende a expansão do bloco diante dos desafios comerciais globais | Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“A Argentina não pode esperar”, diz Milei

Javier Milei, presidente da Argentina.
Javier Milei, presidente da Argentina.
Javier Milei, presidente da Argentina, defende flexibilização do bloco regional | Reprodução/Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu a abertura econômica e a flexibilização das regras comerciais no bloco regional durante a cúpula do Mercosul.

Em discurso aos chefes de Estado e representantes dos países-membros, o chefe do governo argentino afirmou que o atual modelo comercial protecionista do bloco prejudica as populações e beneficia setores específicos e que o país “não pode esperar”, independente do país seguir ou não no bloco regional.

“Empreenderemos o caminho da liberdade e o faremos acompanhados ou sozinhos, porque a Argentina não pode esperar”, declarou Milei, ao defender que o país buscará alternativas caso não haja avanços nas negociações internas.

Segundo Milei, o Mercosul se distanciou de seu objetivo inicial de integração econômica e hoje funciona como uma barreira para o comércio internacional.

Ele afirmou que as tarifas externas elevadas, combinadas a uma estrutura burocrática que considera ineficiente, resultaram em produtos e serviços mais caros e de menor qualidade, além de limitar as oportunidades de crescimento econômico.

Os números do Mercosul

O Mercosul foi formado em 1991, a partir do Tratado de Assunção, no Paraguai e é um dos maiores blocos econômicos do mundo em PIB e produção de alimentos. Os membros plenos do bloco regional são Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, porém esta última está suspensa desde 1 de dezembro de 2016. Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Panamá são países associados.

Confira os números:

  • 13 países-membros e Estados associados.
  • Território de cerca de 15 milhões de quilômetros quadrados.
  • População de mais de 295 milhões de pessoas.
  • Se fosse um país, seria a 5ª maior economia do mundo.
  • Tem US$ 824 milhões de dólares em projetos de infraestrutura financiados pelo bloco.
  • 50 projetos de cooperação internacional executados.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil