Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em relatório, FMI destaca “forte crescimento” e resiliência da economia brasileira nos últimos 3 anos
Publicado 20/07/2025 • 15:06 | Atualizado há 6 horas
Semana global pela frente: indicadores bancários e um jogo de espera por tarifas
Nas recentes demissões, o papel da IA pode ser maior do que as empresas deixam transparecer
O maior sinal de alerta e o que mais impressiona em uma entrevista de emprego, de acordo com uma fundadora
Arábia Saudita avalia seus megaprojetos caros enquanto ‘The Line’ de US$ 500 bilhões é revisado
Trump processa Murdoch por US$ 10 bilhões por matéria do WSJ sobre carta de aniversário a Epstein
Publicado 20/07/2025 • 15:06 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Uma vista externa do prédio do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o logotipo do FMI, em 27 de março de 2020, em Washington, D.C. A pandemia do coronavírus levou a economia global a uma recessão que exigirá um financiamento maciço para ajudar os países em desenvolvimento, disse a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, em 27 de março de 2020.
Olivier DOULIERY/AFP
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta semana o relatório anual referente à consulta com o Brasil realizada no âmbito do Artigo IV do seu Convênio Constitutivo, destacando o “forte crescimento” da economia brasileira nos últimos três anos.
Leia mais:
FMI eleva previsão de crescimento da economia brasileira para 2,3% em 2025
Segundo o relatório, a economia brasileira cresceu 3,2% em 2023 e acelerou para 3,4% em 2024, impulsionada pelo consumo das famílias, estímulos fiscais e fatores de oferta.
Para 2025, a previsão é de moderação, com crescimento de 2,3%, diante de condições monetárias e financeiras mais restritivas e da redução do apoio fiscal.
No médio prazo, a expectativa é de retomada gradual, com crescimento potencial de 2,5%, sustentado pela normalização da política monetária, pela implementação da Reforma Tributária do consumo – considerada pelo FMI como essencial para elevar a eficiência – e pela ampliação da produção de hidrocarbonetos.
O FMI projeta que a inflação encerrará 2025 em 5,2% e retornará ao centro da meta de 3% até o final de 2027. A alta inflacionária de 2024 foi atribuída à forte demanda doméstica, aos aumentos nos preços dos alimentos e à desvalorização cambial. A retomada do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central em setembro de 2024 foi considerada “apropriada e consistente” com os objetivos de ancorar as expectativas e conter pressões inflacionárias.
O FMI reconhece os esforços do governo brasileiro em buscar equilíbrio entre responsabilidade fiscal e aumento dos investimentos sociais e sustentáveis, mas recomenda medidas adicionais para garantir a sustentabilidade da dívida pública.
A proposta de Reforma do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), apresentada em 2025, foi elogiada por contribuir para a progressividade tributária e o fortalecimento da arrecadação interna.
Entre os riscos apontados estão a incerteza política global e as tensões comerciais internacionais, que podem afetar negativamente o desempenho da economia brasileira. Ainda assim, o consumo doméstico resiliente e o avanço de reformas estruturantes — como o Plano de Transformação Ecológica (PTE) — podem gerar impactos positivos no crescimento de médio prazo.
A Diretoria Executiva do FMI destacou a condução da política econômica brasileira nos últimos anos e a resiliência do sistema financeiro nacional. Foram reconhecidos os esforços do país em liderar a agenda de transformação ecológica, reduzir o desmatamento e fomentar a inovação financeira com foco em inclusão e competitividade.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Em relatório, FMI destaca “forte crescimento” e resiliência da economia brasileira nos últimos 3 anos
Nas redes sociais, Trump celebra seis meses no governo e diz que EUA voltaram a ser "respeitados no mundo"
Exportações de pescado aos EUA despencam 70% após tarifa e setor cobra resposta do governo
Licença parlamentar de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; entenda o que acontece agora
Associação pede inclusão de sites dos EUA em lista de pirataria