Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Israel e Hamas anunciam cessar-fogo em Gaza; ouro e petróleo fecham em queda
Publicado 09/10/2025 • 15:31 | Atualizado há 7 horas
Publicado 09/10/2025 • 15:31 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
O anúncio do cessar-fogo em Gaza derrubou as principais commodities do mercado internacional nesta quinta-feira (9). O ouro registrou queda de mais de 2%, perdendo força após sucessivas altas recentes que haviam sido impulsionadas pela escalada do conflito. Já o petróleo caiu mais de 1,5%, refletindo expectativas de menor risco geopolítico e de um possível aumento na oferta do Oriente Médio.
Em vídeo divulgado nesta tarde, o chefe exilado do Hamas em Gaza, Khalil al-Hayya, confirmou o fim da guerra entre Israel e o Hamas e anunciou o início de um “cessar-fogo permanente”, que inclui a abertura da passagem de Rafah em ambas as direções.
No Comex, setor de metais da Bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para dezembro caiu 2,40%, fechando a US$ 3.972,60 por onça-troy (cerca de R$ 21.203,21, na cotação atual).
Leia mais
Trump anuncia que Hamas e Israel assinaram acordo de paz
Segundo Khalil al-Hayya, a declaração ocorre depois do grupo receber garantias dos Estados Unidos, mediadores árabes e da Turquia de que a guerra em Gaza terminou definitivamente.
“Hoje anunciamos um acordo para acabar com a guerra e a agressão contra nosso povo e começar a implementar um cessar-fogo permanente; a retirada das forças de ocupação, a entrada de ajuda e a abertura da passagem de Rafah em ambas as direções; troca de prisioneiros, onde 250 heroicos prisioneiros palestinos que foram condenados à prisão perpétua serão libertados , além de mil e setecentos familiares da Faixa de Gaza que foram presos após uma hora. Além da libertação de todas as crianças e mulheres, recebemos garantias Dos irmãos do meio e da administração americana, todos confirmaram que a guerra acabou completamente.”
Israel e o grupo militante palestino Hamas assinaram um acordo na quinta-feira (9) para cessar fogo e libertar reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, na primeira fase da iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, para encerrar a guerra de dois anos em Gaza que abalou o Oriente Médio.
Pelo acordo, os combates cessarão, Israel se retirará parcialmente de Gaza e o Hamas libertará todos os 48 reféns restantes capturados no ataque que precipitou a guerra, em troca de prisioneiros mantidos por Israel. Na Casa Branca, Trump disse acreditar que isso levaria a uma “paz duradoura”.
Espera-se que o Hamas liberte os 20 reféns vivos juntos, 72 horas após o início do cessar-fogo.
Hayya, que sobreviveu a uma tentativa de Israel de matá-lo e a outros líderes do Hamas no Catar há um mês, disse que o acordo assinado pelo Hamas com Israel encerra a guerra em Gaza, abre uma importante passagem com o Egito e prevê a libertação por Israel de todas as mulheres e crianças palestinas presas.
Além disso, Israel libertará 250 palestinos que cumprem longas penas em prisões israelenses, bem como outros 1.700 que foram presos desde o início da guerra em 7 de outubro de 2023, disse Hayya.
O presidente Donald Trump disse na quinta-feira (9 de outubro) que os reféns de Gaza devem ser libertados na segunda ou terça-feira e que ele espera comparecer a uma cerimônia de assinatura no Egito e discursar no Knesset israelense.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Caso Ambipar/Braskem: Falta de clareza de corretoras e desejo de ganho fácil explicam megaprejuízo com COEs de BTG e XP
EXCLUSIVO: perdas de 93% em COEs da Ambipar e Braskem são irreversíveis, alerta especialista