Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA avaliam investir em mineração de minerais críticos na Groenlândia
Publicado 08/01/2026 • 17:33 | Atualizado há 15 horas
Trump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Missão da NASA sofre alteração devido a emergência médica
EUA avaliam investir em mineração de minerais críticos na Groenlândia
Deputados pressionam Justiça por arquivos do caso Epstein e pedem interventor independente
Publicado 08/01/2026 • 17:33 | Atualizado há 15 horas
KEY POINTS
O governo dos EUA está considerando investir em projetos de mineração de minerais críticos de uma empresa na Groenlândia, disse o CEO à CNBC, antes de negociações de alto risco entre Washington e autoridades dinamarquesas sobre o futuro da ilha.
Os projetos são conduzidos pela empresa de mineração Amaroq, que opera no sul da Groenlândia e está envolvida na extração ou exploração de ouro, cobre, germânio e gálio, entre outros depósitos de minerais críticos.
As discussões com órgãos do governo dos EUA sobre as oportunidades de investimento em potencial estão em andamento e ainda não foram finalizadas, disse o CEO da Amaroq, Eldur Ólafsson, em entrevista à CNBC.
Os acordos podem envolver “contratos de compra, suporte à infraestrutura e linhas de crédito”, acrescentou Ólafsson, embora ele tenha se recusado a comentar sobre quais projetos específicos o governo dos EUA tinha interesse.
Quando questionado, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, mencionando o governador da Louisiana, Jeff Landry, disse à CNBC: “Os Estados Unidos estão ansiosos para construir relacionamentos comerciais duradouros que beneficiem os americanos e o povo da Groenlândia.
Leia mais:
União Europeia avalia reação caso EUA avance sobre a Groenlândia
“O presidente Trump reiterou a importância da Groenlândia para a defesa dos EUA e enfatizou seu compromisso com a relação, designando o governador Landry como Enviado Especial para a Groenlândia.”
A CNBC entrou em contato com o Export-Import Bank dos Estados Unidos (EXIM) para comentar, mas não havia recebido resposta quando este artigo foi publicado.
Os comentários de Ólafsson surgem enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, intensifica conversas sobre a aquisição da Groenlândia, que ele considera integral para a segurança nacional, após uma dramática operação militar para capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro no sábado.
Nações europeias têm se apressado para responder à retórica crescente dos EUA sobre a Groenlândia, que não descartou ação militar.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, deve se reunir com autoridades da Dinamarca na próxima semana para discutir a Groenlândia, um território dinamarquês autônomo.
A Casa Branca vê os depósitos da Groenlândia como uma maneira potencial de quebrar o domínio da China sobre os minerais críticos.
Empresas de terras raras com projetos na ilha ártica dispararam no início desta semana após comentários dos EUA sobre a aquisição do território.
Trump tem enfatizado principalmente a segurança nacional ao discutir a Groenlândia nos últimos dias, mas o ex-conselheiro de segurança nacional Mike Waltz disse à Fox News em janeiro de 2025 que o interesse dos EUA na ilha era sobre “minerais críticos”.
Alguns especialistas alertaram que extrair minerais críticos da Groenlândia não é economicamente viável devido às condições rigorosas e à falta de infraestrutura, mas Ólafsson disse à CNBC que isso seria realista com planejamento e logística adequados.
Ele comparou o processo a grandes minas de minerais críticos na Rússia e no Alasca, que, segundo ele, foram construídas em condições semelhantes.
Ele disse que “um dos maiores desafios em qualquer projeto de mineração geralmente é transportar minerais por longas distâncias em terra”, mas acrescentou que muitos depósitos minerais da Groenlândia estavam próximos de “fiordes profundos”, o que poderia facilitar o transporte.
As mudanças climáticas transformaram algumas partes da Groenlândia, com o derretimento do gelo revelando áreas alagadas, arbustos e rochas nuas.
Isso tornou alguns dos minerais estratégicos da ilha mais acessíveis para as empresas de mineração.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
4
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
5
Azul despenca mais de 90% e domina pregão volátil do Ibovespa B3