CNBC
Fachada de uma loja da Apple.

CNBCApple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC

Tarifas do Trump

EUA reduzem tarifas de importação do Japão para 15% em novo acordo comercial

Publicado 04/09/2025 • 17:56 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O entendimento prevê uma tarifa-base de 15% para quase todos os produtos japoneses, com exceções setoriais para automóveis, peças automotivas, produtos aeroespaciais, farmacêuticos genéricos e recursos naturais não produzidos nos EUA.
  • A medida substituirá sobretaxas anteriores aplicadas contra o Japão e entra em vigor de forma retroativa a partir de 7 de agosto de 2025.
  • Em contrapartida, o Japão abrirá seu mercado para diversos setores norte-americanos. O governo japonês se comprometeu a aumentar em 75% a importação de arroz dos EUA dentro do esquema de acesso mínimo, além de ampliar compras de milho, soja, fertilizantes, bioetanol e outros produtos agrícolas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (4) uma ordem executiva que formaliza um acordo comercial com o Japão, reduzindo tarifas sobre importações e abrindo espaço para investimentos bilionários no país.

O entendimento prevê uma tarifa-base de 15% para quase todos os produtos japoneses, com exceções setoriais para automóveis, peças automotivas, produtos aeroespaciais, farmacêuticos genéricos e recursos naturais não produzidos nos EUA. A medida substituirá sobretaxas anteriores aplicadas contra o Japão e entra em vigor de forma retroativa a partir de 7 de agosto de 2025.

De acordo com a Casa Branca, o objetivo é reduzir o déficit comercial, reforçar a base industrial americana e proteger a segurança nacional, em linha com medidas anteriores que restringiram importações de aço, alumínio e automóveis.

Concessões japonesas

Em contrapartida, o Japão abrirá seu mercado para diversos setores norte-americanos. O governo japonês se comprometeu a aumentar em 75% a importação de arroz dos EUA dentro do esquema de acesso mínimo, além de ampliar compras de milho, soja, fertilizantes, bioetanol (incluindo para combustível de aviação sustentável) e outros produtos agrícolas, em valores que somam US$ 8 bilhões por ano.

Tóquio também aceitou a entrada de veículos de passageiros fabricados nos EUA sem necessidade de testes adicionais, além de se comprometer a adquirir aeronaves comerciais e equipamentos de defesa norte-americanos.

Investimento bilionário

O ponto mais surpreendente do acordo é a promessa japonesa de investir US$ 550 bilhões nos Estados Unidos. Segundo o governo americano, os aportes serão escolhidos diretamente por Washington e deverão gerar centenas de milhares de empregos, expandir a manufatura doméstica e garantir prosperidade de longo prazo para o país.

Regras específicas

O documento estabelece que:

  • produtos japoneses com tarifa abaixo de 15% passarão a pagar 15%;
  • itens com tarifa igual ou superior a 15% não terão cobrança extra;
  • determinados setores estratégicos, como o aeroespacial e farmacêutico genérico, poderão ser isentos;
  • modificações futuras dependerão da implementação dos compromissos assumidos pelo Japão.

Contexto

O acordo foi anunciado em julho, mas dependia da assinatura da ordem executiva para entrar em vigor. Para Trump, trata-se de “um novo marco nas relações comerciais entre Estados Unidos e Japão”, baseado em reciprocidade e interesses nacionais compartilhados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump