BREAKING NEWS

"Nós queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifas dos EUA

CNBC

CNBC Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca

Brasil

Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca

Publicado 16/07/2025 • 13:34 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Trump disse a um grupo de parlamentares republicanos que demitirá o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
  • Apesar das repetidas negativas de autoridades do governo e de republicanos de alto escalão, a declaração foi feita após os republicanos bloquearem uma votação sobre um projeto de lei relacionado a criptomoedas.
  • “O presidente perguntou aos parlamentares o que achavam de demitir o presidente do Fed. Eles expressaram aprovação. O presidente indicou que provavelmente fará isso em breve”, disse a autoridade à CNBC.

Trump White House / Reprodução Flickr

O presidente Donald Trump anuncia a nomeação de Jerome Powell para presidente do Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal | 2 de novembro de 2017.

O presidente Donald Trump disse a um grupo de parlamentares republicanos que demitirá o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após receber a aprovação deles para tomar a decisão, segundo afirmou uma autoridade sênior da Casa Branca à CNBC.

Apesar das repetidas negativas de autoridades do governo e de republicanos de alto escalão, a declaração foi feita na noite de terça-feira, no Salão Oval, após os republicanos bloquearem uma votação sobre um projeto de lei relacionado a criptomoedas, que conta com o apoio de Trump.

“O presidente perguntou aos parlamentares o que achavam de demitir o presidente do Fed. Eles expressaram aprovação. O presidente indicou que provavelmente fará isso em breve”, disse a autoridade, que falou sob condição de anonimato para tratar do tema com franqueza.

Leia também:

Trump volta a pedir renúncia de Powell do Fed e diz que ‘ele tem sido muito ruim para o país’

Federal Reserve responde discretamente a ataques do governo Trump

Powell enfatiza a obrigação do Fed de prevenir o “problema de inflação contínua”

Não há, até o momento, um cronograma definido para a demissão, tampouco ela parece ser iminente. Separadamente, o New York Times informou que Trump chegou a redigir uma carta de demissão de Powell e mostrou o documento aos parlamentares durante a reunião.

Uma autoridade do Fed se recusou a comentar a reportagem à CNBC.

Trump e outras figuras da Casa Branca vêm realizando um ataque em diversas frentes contra Powell para pressionar o banco central a reduzir sua principal taxa de juros. Mais recentemente, eles criticaram o presidente do Fed por reformas na sede da instituição em Washington, levantando suspeitas de que Trump possa tentar demiti-lo alegando justa causa.

Uma decisão recente da Suprema Corte apontou que o presidente não tem autoridade para remover dirigentes do Fed de forma arbitrária.

Em entrevista à CNBC na quarta-feira, o deputado French Hill, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, reforçou: “Não vejo” Trump demitindo Powell. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também declarou à Bloomberg News, na terça-feira, que não espera esse movimento por parte de Trump.

No entanto, a deputada republicana da Flórida Anna Paulina Luna, que participou da obstrução à iniciativa sobre criptomoedas, afirmou na rede social X que a saída de Powell está a caminho.

“Ouvi dizer que Jerome Powell será demitido! De uma fonte muito confiável”, escreveu. Mais tarde, acrescentou: “Tenho 99% de certeza de que a demissão é iminente.”

Em declarações anteriores, Powell afirmou que sua demissão “não é permitida pela lei”. Nenhum presidente tentou fazer isso até hoje, embora outros já tenham criticado líderes do banco central.

Trump indicou Powell para a presidência do Fed em novembro de 2018, em substituição a Janet Yellen, que posteriormente se tornou secretária do Tesouro no governo do ex-presidente Joe Biden, após quatro anos à frente do banco central. O Senado confirmou a nomeação de Powell em fevereiro seguinte, mas ele tem sido alvo frequente de críticas de Trump desde então.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil