Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
Publicado 16/07/2025 • 13:34 | Atualizado há 4 horas
BREAKING NEWS
"Nós queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifas dos EUA
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 16/07/2025 • 13:34 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Trump White House / Reprodução Flickr
O presidente Donald Trump anuncia a nomeação de Jerome Powell para presidente do Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal | 2 de novembro de 2017.
O presidente Donald Trump disse a um grupo de parlamentares republicanos que demitirá o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após receber a aprovação deles para tomar a decisão, segundo afirmou uma autoridade sênior da Casa Branca à CNBC.
Apesar das repetidas negativas de autoridades do governo e de republicanos de alto escalão, a declaração foi feita na noite de terça-feira, no Salão Oval, após os republicanos bloquearem uma votação sobre um projeto de lei relacionado a criptomoedas, que conta com o apoio de Trump.
“O presidente perguntou aos parlamentares o que achavam de demitir o presidente do Fed. Eles expressaram aprovação. O presidente indicou que provavelmente fará isso em breve”, disse a autoridade, que falou sob condição de anonimato para tratar do tema com franqueza.
Leia também:
Trump volta a pedir renúncia de Powell do Fed e diz que ‘ele tem sido muito ruim para o país’
Federal Reserve responde discretamente a ataques do governo Trump
Powell enfatiza a obrigação do Fed de prevenir o “problema de inflação contínua”
Não há, até o momento, um cronograma definido para a demissão, tampouco ela parece ser iminente. Separadamente, o New York Times informou que Trump chegou a redigir uma carta de demissão de Powell e mostrou o documento aos parlamentares durante a reunião.
Uma autoridade do Fed se recusou a comentar a reportagem à CNBC.
Trump e outras figuras da Casa Branca vêm realizando um ataque em diversas frentes contra Powell para pressionar o banco central a reduzir sua principal taxa de juros. Mais recentemente, eles criticaram o presidente do Fed por reformas na sede da instituição em Washington, levantando suspeitas de que Trump possa tentar demiti-lo alegando justa causa.
Uma decisão recente da Suprema Corte apontou que o presidente não tem autoridade para remover dirigentes do Fed de forma arbitrária.
Em entrevista à CNBC na quarta-feira, o deputado French Hill, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, reforçou: “Não vejo” Trump demitindo Powell. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também declarou à Bloomberg News, na terça-feira, que não espera esse movimento por parte de Trump.
No entanto, a deputada republicana da Flórida Anna Paulina Luna, que participou da obstrução à iniciativa sobre criptomoedas, afirmou na rede social X que a saída de Powell está a caminho.
“Ouvi dizer que Jerome Powell será demitido! De uma fonte muito confiável”, escreveu. Mais tarde, acrescentou: “Tenho 99% de certeza de que a demissão é iminente.”
Em declarações anteriores, Powell afirmou que sua demissão “não é permitida pela lei”. Nenhum presidente tentou fazer isso até hoje, embora outros já tenham criticado líderes do banco central.
Trump indicou Powell para a presidência do Fed em novembro de 2018, em substituição a Janet Yellen, que posteriormente se tornou secretária do Tesouro no governo do ex-presidente Joe Biden, após quatro anos à frente do banco central. O Senado confirmou a nomeação de Powell em fevereiro seguinte, mas ele tem sido alvo frequente de críticas de Trump desde então.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Fechamento de usina da Raízen em SP resulta em 1,2 mil demissões, afirma prefeitura
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira