CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Brasil

CCO da Frente Corretora defende o PIX como referência global e destaca o potencial de inovação do Brasil

Publicado 19/08/2025 • 15:51 | Atualizado há 2 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Carlos Henrique, CCO da Frente Corretora, elogiou o avanço tecnológico representado pelo PIX e o papel do Banco Central na criação da ferramenta.
  • "Hoje, a maioria das transações é feita via PIX, com mais segurança jurídica, regulatória e um combate mais efetivo à lavagem de dinheiro. Isso mostra como o Brasil está à frente em inovação no sistema financeiro”, afirmou.
  • Ele disse que acredita em um cenário de coexistência tecnológica entre o dólar e as criptomoedas.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Carlos Henrique, CCO da Frente Corretora, elogiou o avanço tecnológico representado pelo PIX e o papel do Banco Central na criação da ferramenta. “O PIX é um avanço tecnológico significativo, que colocou o Brasil na vanguarda das soluções financeiras globais, e o trabalho do Banco Central nesse processo foi exemplar.”

“Quando olhamos para o passado, em que usávamos talões de cheque e dinheiro em espécie, vemos como evoluímos. Hoje, a maioria das transações é feita via PIX, com mais segurança jurídica e regulatória, além de um combate mais efetivo à lavagem de dinheiro. Isso mostra como o Brasil está à frente em inovação no sistema financeiro”, afirmou.

Ele também comentou o interesse de outros países no modelo brasileiro, principalmente no contexto dos BRICS. “O sistema PIX tem o potencial de ser uma referência mundial, não só no Brasil, mas em outras nações também, como Índia, China e Rússia. É claro que cada país pode adaptar o modelo à sua realidade, mas a base tecnológica criada aqui serve de exemplo. Eu adoraria ver o PIX sendo utilizado globalmente, permitindo que brasileiros façam pagamentos em outros países com a mesma facilidade que já temos por aqui. Isso seria uma revolução no sistema de pagamentos global.”

Leia mais:
Mercado de criptomoedas despenca com investidores mais cautelosos
Brasil pode liderar produção de biocombustíveis e hidrogênio verde, apontam especialistas em painel

Em relação à dimensão política da discussão, Carlos minimizou o caráter negativo das críticas. “É claro que qualquer inovação como essa vai gerar resistência, especialmente porque estamos mexendo com modelos financeiros tradicionais e estabelecidos há muito tempo. Mas o PIX foi criado para ser acessível a todos, seja no Brasil ou no exterior, e qualquer instituição financeira que queira aderir a ele pode fazê-lo, sem restrições ou protecionismos.”

Ele disse acreditar em um cenário de coexistência tecnológica entre o dólar e as criptomoedas: “Eu vejo as soluções como o PIX, os criptoativos e as stablecoins evoluindo de maneira complementar, e não como concorrentes. Cada vez mais, estamos caminhando para uma integração global de sistemas financeiros digitais. O uso de criptoativos e stablecoins junto com sistemas como o PIX representa o início de um novo marco na economia digital global.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo é um oferecimento de Crypto.com

Quer ganhar até US$30 na Cripto.com?

Resgatar meu cupom Resgatar meu cupom

Clique aqui e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$30 na sua conta.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil