Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo federal prevê conclusão de obras da COP30 às vésperas do evento
Publicado 22/08/2025 • 12:39 | Atualizado há 2 horas
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
DeepSeek afirma que novos modelos de chips chineses serão equivalentes a análogos americanos
Nvidia pode suspender produção do chip H20 após restrições da China, dizem reportagens
Publicado 22/08/2025 • 12:39 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Agência Brasil
Faltando pouco menos de três meses para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém, pouco mais que um terço das instalações estão concluídas.
O governo federal prevê que as obras sejam finalizadas até 1° de novembro, dado que a maior parte das estruturas é temporária e montada às vésperas do evento. A COP30 será realizada em uma área de 230 mil hectares no Parque da Cidade, no centro da capital do Pará.
Os trabalhos estão dentro do prazo, segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil (Secop), Olmo Xavier, disse a jornalistas durante visita às instalações da COP.
“Como são estruturas temporárias e alugadas, a programação é para estar tudo pronto muito próximo ao início do evento. No dia 1° de novembro teremos toda a estrutura da blue zone pronta para os trabalhos iniciais”, afirmou em referência à área de 240 mil m² oficial e restrita onde ocorrem as negociações diplomáticas e atividades organizadas pelos países e instituições participantes da COP.
Ele lembra que há áreas da blue zona que vão começar a funcionar antes mesmo da abertura da COP30, caso do credenciamento e das pré-sessões.
Saiba mais:
Presidente Lula quer reforçar engajamento de países amazônicos na COP30
COP30: 80% dos países signatários do Acordo de Paris não revisaram metas de redução de gases
“Hoje temos mais de 60 mil metros quadrados de estrutura de tendas montadas de um total de 160 mil metros quadrados previstos entre blue zone e green zone”, acrescentou Xavier. A zona verde é o espaço em que a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais promovem debates sobre as mudanças climáticas.
De acordo com Xavier, toda a área interna da COP será climatizada com sistema projetado para manutenção da temperatura em 23°C. Há previsão também de sinalização externa e interna em inglês, segundo o diretor, o que deve ficar pronto na iminência do início do evento.
Questionado sobre a estrutura da cidade para receber as delegações estrangeiras, considerando que alguns países inclusive reduziram o número de representantes diante do receio com as ocupações, Xavier afirmou que é “natural” haver aumento de demanda entre as COPs.
“A COP do Brasil não vai ser diferente, mas Belém tem condições de abrigar e receber todos os que vão participar do evento. O governo brasileiro é acostumado a fazer grandes eventos, como já realizamos a Rio 92, a Olimpíada, a Copa do Mundo, o Panamericano” acrescentou Xavier.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
Embraer reage ao tarifaço dos EUA com ofensiva diplomática e comercial
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta