CNBC

CNBCCEO do JPMorgan alerta Trump em Davos: imigração é vital para o crescimento dos EUA

Notícias do Brasil

Grupo de países deve boicotar o Eurovision 2026 por causa da participação de Israel

Publicado 05/12/2025 • 10:09 | Atualizado há 2 meses

AFP

KEY POINTS

  • Emissoras de Espanha, Irlanda, Holanda e Eslovênia anunciaram o boicote ao Eurovision. Islândia informou que está avaliando sua posição e tomará uma decisão em 10/12.
  • A oposição generalizada à guerra em Gaza levou a apelos crescentes para que Israel fosse excluído do concurso anual.
  • O diretor do evento, Martin Green, ressaltou que o evento deve ser apolítico, lembrando: "Não são governos que participam do Eurovision, são emissoras de serviço público e artistas".

Wikipedia.org

Cerca de 35 países devem participar do Eurovision Song Contest do próximo ano, depois que Israel foi autorizado a competir, enquanto “cerca de cinco” planejam boicotá-lo, disse o diretor do evento em entrevista. Emissoras de Espanha, Irlanda, Holanda e Eslovênia anunciaram o boicote ao Eurovision — a maior competição de música ao vivo do mundo — devido à decisão de quinta-feira de permitir a participação de Israel.

A Islândia informou que está avaliando sua posição e tomará uma decisão em 10/12.

O Eurovision Song Contest (conhecido em português como Festival Eurovisão da Canção) é uma competição internacional de música organizada anualmente pela União Europeia de Radiodifusão (EBU). É o programa de televisão de música mais antigo ainda em transmissão e um dos eventos não esportivos mais assistidos do mundo, com audiências que superam 160 milhões de espectadores.

Participação de Israel

A oposição generalizada à guerra em Gaza levou a apelos crescentes para que Israel fosse excluído do concurso anual. Houve também suspeitas sobre a manipulação do sistema de votação para favorecer Israel no evento do ano passado.

“Estimamos que haverá cerca de 35 emissoras participando” do concurso em maio de 2026, disse o diretor do evento, Martin Green, à emissora pública sueca Swedish Television, na noite de quinta-feira (4), após a decisão. Ele disse que “cerca de cinco” países tinham uma opinião “muito forte” de que Israel não deveria ter permissão para participar, “e tenho total respeito por isso”.

“Espero muito que as poucas emissoras que sentem que não podem estar lá no ano que vem retornem para nós em 2027”, acrescentou.

Ele ressaltou que o evento deve ser apolítico, lembrando: “Não são governos que participam do Eurovision, são emissoras de serviço público e artistas”.

Na reunião de quinta-feira (4/12), os membros da União Europeia de Radiodifusão tiveram um “debate completo, franco, honesto e bastante comovente”, e “o ponto em que realmente concordaram é a crença de que o Eurovision Song Contest não deve ser usado como palco político”, disse ele. “Ele deve manter algum senso de neutralidade.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;