CNBC

CNBCKeurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi

Brasil

Inflação registra queda em agosto; análise de especialista aponta impactos na Bolsa

Publicado 26/08/2025 • 11:40 | Atualizado há 2 horas

Da redação

KEY POINTS

  • IPCA-15 registra queda de 0,14% em agosto, mostrando deflação pela primeira vez desde 2023.
  • Ibovespa fecha estável (+0,04%), refletindo cautela diante de fatores internos e externos.
  • Inflação veio acima do esperado (4,95% vs. 4,88%), mas cenário mantém otimismo moderado para a Bolsa.
  • Banco do Brasil mantém lucratividade, apesar de resultado fraco no agro e alta inadimplência; melhora prevista para 2º semestre.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA-15, que mede a inflação da primeira quinzena de agosto, registrando queda de 0,14% em agosto. Com o Ibovespa fechando próximo da estabilidade, o Real TimeLicenciado Exclusivo CNBC,  conversou com a analista de investimentos Beatriz Aguilar, que comentou sobre o cenário econômico, as perspectivas da Bolsa, o impacto de fatores internacionais e a situação do Banco do Brasil.

Fechamento do Ibovespa e movimento de cautela

O Ibovespa fechou praticamente estável (+0,04%), refletindo cautela do mercado e com isso,  o mercado, segundo a analista Beatriz Aguilar destaca que o mercado tentou fazer uma manobra de cautela. “O mercado esperava até uma queda um pouco maior, mas ainda assim, uma deflação que a gente não via desde 2023 é vista como algo positivo, ainda que a inflação esteja um pouco acima da meta. Isso que eu queria comentar com você hoje.”

Perspectiva para a Bolsa

Além disso, a analista destaca que o mercado tentava precificar fatores internos (IPCA-15) e externos pois segundo Beatriz, apesar da inflação (IPCA-15) mostrar deflação, ela veio ligeiramente acima do esperado (4,95% vs. 4,88%), mas ainda é positiva após muito tempo.

Há também uma expectativa de estabilidade no mercado hoje (26) segundo Beatriz, com atenção à situação fiscal e a fatores externos.“Há outros fatores que estamos de olho. Nesta semana, estamos acompanhando a PELOA, que deve sair do governo de 2026, então há atenção especial à questão fiscal. Existem fatores externos também, mas hoje, devido ao IPCA-15, não acredito em grandes oscilações.”

Beatriz Aguilar afirma também que existe a possibilidade de cortes na taxa de juros brasileira no final deste ano ou início do próximo pode impulsionar a Bolsa.

Saiba mais:

IPC-Fipe sobe 0,10% na 3ª quadrissemana de agosto

Prévia da inflação recua 0,14% em agosto, primeira queda desde julho de 2023

Cenário internacional e efeitos sobre o Brasil

Após os ruídos no mercado americano, como Trump tentando interferir no Fed e ameaças à China, a preocupação desse cenário político é “derreter” a Bolsa brasileira. Entretanto Beatriz tranquiliza dizendo que o mais relevante é a direção das taxas de juros nos EUA, que impactam o mercado interno e médio prazo e não diretamente o cenário internacional.

“Investidores e analistas — sejam políticos ou de mercado — estão se acostumando com esse vai e vem de atritos. Hoje, a China é o principal foco do embate, mas outros países também estão envolvidos.”, pontua.

Banco do Brasil e notícias falsas

Foi apontado que a queda das ações do Banco do Brasil foi influenciada por fake news sobre insolvência ligada à lei Magnitsky, entretanto Beatriz aponta que  o banco teve resultado fraco devido ao setor agro e inadimplência, mas continua lucrativo.

“Recentemente, tivemos um resultado decepcionante, influenciado principalmente pelo setor agro. A inadimplência no agronegócio e o número de recuperações judiciais impactaram diretamente o banco, afetando suas projeções de endividamento nesse segmento.” explica Beatriz.

Entretanto a analista finaliza dizendo que há uma expectativa de melhora na inadimplência apenas no segundo semestre de 2025.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil