Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Lançamento preciso; cabeceio certeiro’: ministros e parlamentares reagem ao encontro que pode acabar com o tarifaço
Publicado 26/10/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 horas
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 26/10/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Exportações
das importações. Giberto Sousa / CNIDivulgação Ministério dos Portos
A classe política brasileira reagiu com otimismo e elogios ao encontro entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado neste domingo na Malásia (26). Parlamentares e ministros destacaram a importância do diálogo, a retomada da diplomacia e os avanços nas negociações comerciais entre os dois países, ressaltando o papel do Brasil na construção de pontes e na preservação de interesses nacionais.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se manifestou por meio de uma nota oficial pelo Instagram, que avaliou o encontro como um passo importante para fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos. Alcolumbre enfatizou que a amizade histórica e estratégica entre os dois países é vital para o avanço das cooperações diplomáticas e comerciais. Ele destacou o gesto de diálogo entre os líderes como fundamental para o fortalecimento das relações bilaterais.
Além disso, Alcolumbre ressaltou o papel do Congresso em apoiar o processo de aproximação entre as nações. O senador reafirmou que o Legislativo está unido e atento para defender o diálogo e a diplomacia como instrumentos para construir consensos e promover um futuro mais próspero para ambos os países.
Leia mais:
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
CNI avalia que reunião entre Lula e Trump é avanço concreto para reverter tarifaço

Por meio do X, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, comemorou o encontro entre Lula e Trump, classificando-o como “mais um gol” da diplomacia brasileira. Ela fez uma analogia com o futebol, afirmando que a conversa foi fruto de um “lançamento preciso” da diplomacia e um “cabeceio certeiro” do presidente. Para ela, este é o início de um processo que pode levar à vitória brasileira no campo do crescimento econômico.
Tebet ressaltou que o encontro tem o potencial de impulsionar áreas cruciais como geração de empregos e controle da inflação. Em sua postagem, ela expressou confiança de que o diálogo trará resultados concretos, posicionando o Brasil de forma mais forte no cenário internacional e favorecendo o desenvolvimento econômico.

Hugo Motta, presidente da Câmara por meio do X, expressou satisfação com o encontro entre Lula e Trump, chamando-o de um “importante encontro” para as relações bilaterais. Motta destacou a importância do diálogo e da diplomacia, enfatizando que a retomada da conversa entre os dois líderes é um sinal positivo para o futuro. Segundo ele, a história mostra que as grandes mudanças sempre ocorreram através da palavra, e não do silêncio.
Motta também se colocou à disposição para apoiar as negociações comerciais que surgirem a partir deste encontro. Ele afirmou que a Câmara está pronta para votar e discutir questões de interesse mútuo, reforçando o papel da diplomacia brasileira no fortalecimento da imagem do país no cenário internacional.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que o encontro entre Lula e Trump foi crucial para destravar importantes negociações, como a questão do tarifaço. Por meio do X, ela ressaltou que a conversa abriu caminho para discutir temas como as sanções da Lei Magnitsky e a preservação da paz na América do Sul. Para ela, o evento reforça a postura de liderança de Lula, que defendeu os interesses nacionais com dignidade e respeito.
Gleisi também usou o encontro como um contraste com a postura do governo anterior. Em sua postagem, ela mencionou a diferença no tratamento das relações exteriores, destacando o quanto a diplomacia de Lula foi mais eficaz e respeitosa, além de reforçar o compromisso do governo em priorizar o diálogo e a soberania nacional.

Por meio do X, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, elogiou a postura de Lula durante o encontro, dizendo que o presidente demonstrou grandeza como líder ao buscar fortalecer as relações com os Estados Unidos de forma respeitosa e construtiva. Segundo Dias, o encontro reflete o compromisso do governo em colocar os interesses do Brasil e seu povo em primeiro lugar, especialmente em termos de desenvolvimento social e econômico.
Em sua postagem, Dias também destacou que o encontro pode resultar em avanços nas negociações comerciais, especialmente com a possível remoção das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Ele destacou a importância de uma diplomacia ativa que beneficie diretamente a população brasileira.

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, também se manifestou positivamente sobre o encontro entre Lula e Trump. Por meio do X, ele afirmou que o evento é uma prova de que o Brasil tem “bons motivos para acreditar no diálogo”. Alckmin enfatizou que a reunião é mais um passo para estreitar os laços de amizade entre os dois países e fortalecer a relação comercial e diplomática.
Além disso, Alckmin afirmou que a diplomacia brasileira está no centro das prioridades do governo de Lula. Em sua fala, ele reforçou que o governo está comprometido com o fortalecimento da economia e a melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Ele também destacou que o encontro pode abrir portas para novos investimentos e oportunidades de crescimento, com benefícios a longo prazo para o país.
*Com informaões do Estadão Conteúdo
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Como bolsa, dólar e juros devem reagir à reunião de Lula e Trump
4
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
Iluminação Pública no Brasil: R$ 32 bilhões em contratos de PPPs impulsionam mercados ligados às cidades inteligentes