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Latam alcança maior participação doméstica em 12 anos e acelera expansão no Brasil
Publicado 30/09/2025 • 12:13 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 30/09/2025 • 12:13 | Atualizado há 2 meses
Avião da Latam.
Divulgação Latam.
A Latam anunciou na última semana que alcançou, em agosto, a maior participação doméstica da sua operação brasileira nos últimos 12 anos: 41,4%. O resultado reforça a recuperação da companhia após o processo de reestruturação financeira concluído em 2022, que reduziu sua dívida em 40% e permitiu manter custos operacionais abaixo dos concorrentes.
Durante a pandemia, em 2020, a aérea foi a primeira no País a recorrer ao Chapter 11, mecanismo equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos. A saída do processo garantiu fôlego para ampliar rotas e retomar investimentos. Dois anos depois, foi a vez da Gol recorrer ao mesmo instrumento, seguida pela Azul em 2025.
No mercado doméstico, a empresa também vem expandindo sua malha. Antes da crise sanitária, atendia 44 destinos nacionais e projeta encerrar o ano com 59 cidades. A expectativa é ampliar ainda mais a cobertura após o anúncio da primeira encomenda de aeronaves da Embraer, que prevê 24 entregas firmes e 50 opções de compra do modelo E195-E2.
Dentro desse plano de crescimento, foi inaugurado o hangar 9, em São Carlos (SP), que amplia a capacidade do maior centro de manutenção de aeronaves da América do Sul. O espaço recebeu investimento de R$ 40 milhões, o maior aporte realizado pela companhia em seu complexo no interior paulista nos últimos dez anos.
No campo regulatório, o setor aguarda a liberação de R$ 4 bilhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) em 2025. O montante depende da definição de regras pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas deverá se consolidar como instrumento permanente de financiamento para as companhias aéreas.
Já no cenário corporativo, as negociações para fusão entre Azul e Gol foram encerradas, afastando, por enquanto, a possibilidade de consolidação entre duas das principais empresas do mercado.
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