Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula reforça metas do Acordo de Paris em discurso na COP30
Publicado 07/11/2025 • 17:57 | Atualizado há 1 hora
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Trump anuncia acordos com Eli Lily e Novo Nordisk
Publicado 07/11/2025 • 17:57 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Reprodução/Times Brasil
Lula discursa na COP30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta sexta-feira (7) na COP30, durante a sessão temática dedicada aos 10 anos do Acordo de Paris. Em seu discurso, ele retomou o conceito de desenvolvimento sustentável apresentado por Josué de Castro na Conferência de Estocolmo, em 1972.
Lula afirmou que as contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) são o instrumento central para orientar o desenvolvimento com equilíbrio. Segundo ele, dados da Agência Internacional de Energia mostram que, no último ano, o crescimento das emissões foi inferior ao do PIB global, indicando a possibilidade de um novo modelo econômico de caráter sustentável e inclusivo.
O presidente também destacou a vulnerabilidade desigual ao aquecimento global. Ele disse que regiões da América Latina, da Ásia e da África correm risco de se tornarem inabitáveis e que ilhas do Caribe e do Pacífico podem desaparecer. Em seu discurso, defendeu que a COP sediada na Amazônia reconheça o papel dos territórios indígenas como instrumento de mitigação.
Leia mais:
COP30: repercussão negativa causa redução nos preços; veja novos valores
COP30: Lula anuncia como pretende financiar transição energética e ações climáticas
Lula afirmou que o mundo ainda está distante da meta de limitar o aquecimento a 1,5°C. Ele citou que 100 países apresentaram novas NDCs abrangendo todos os setores econômicos, mas ressaltou que o planeta ainda segue trajetória de cerca de 2,5°C. Disse também que é necessário “adotar medidas adicionais capazes de preencher a lacuna entre a retórica e a realidade”.
O presidente destacou que Belém deve ser o local de renovação dos compromissos do Brasil com o Acordo de Paris. Ele defendeu que a COP30 avance no alinhamento das NDCs à chamada missão 1.5, e afirmou que exigir ambição dos países em desenvolvimento sem meios de implementação é “injusto e irrealista”.
Ao tratar do financiamento climático, Lula mencionou o caminho Baku–Belém, que propõe metas para mobilizar cerca de US$ 1,3 trilhão anuais. Ele afirmou que apenas uma pequena parcela dos recursos chega ao mundo em desenvolvimento e criticou o modelo de empréstimos, classificando-o como “financiamento reverso”.
O presidente defendeu mecanismos de troca de dívida por ação climática, ampliando a participação do capital privado nos investimentos ambientais. Ele citou dados da Oxfam sobre desigualdade de emissões e afirmou que a taxação de super-ricos e o imposto mínimo sobre multinacionais podem gerar novas receitas para a agenda climática.
Lula também falou sobre o potencial dos mercados de carbono, defendendo parâmetros comuns entre os países. Disse que a coalizão lançada por Brasil, China e União Europeia busca ampliar a escala desses mercados. Ele acrescentou que ainda há tarefas pendentes no âmbito multilateral, como a melhoria das metodologias de contabilização do financiamento climático.
Ao final, Lula reiterou a necessidade de fortalecer os bancos multilaterais e voltou a defender a criação de um Conselho do Clima para acompanhar a implementação das metas, e encerrou o discurso enfatizando a importância do multilateralismo e afirmando que a resposta para a crise climática deve ser construída “por todos e para todos”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
CEO Tércio Borlenghi tem participação reduzida na Ambipar e fato relevante cita ‘venda irregular de ações’
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
5
“Cada modelo a partir de 2026 terá versão eletrificada”, afirma diretor da Volkswagen