Boeing enfrenta caminho árduo um ano após acidente com porta de emergência
Vendas de celulares estrangeiros caem 47% na China, sinalizando problemas para a Apple
Seu dinheiro: veja cinco conselhos para gerenciar o patrimônio em 2025
Frutos do mar cultivados em laboratório podem ser a solução para a indústria pesqueira
Enquanto Musk critica trabalho remoto, economistas dizem que ele veio para ficar
Publicado 18/11/2024 • 22:15
KEY POINTS
Lula bate martelo observado por Cyril Ramaphosa, da África do Sul
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, que a taxação de super-ricos pode gerar US$ 250 bilhões (R$ 1,4 trilhão) por ano globalmente. Ele deu a declaração nesta segunda-feira, 18.
“Uma taxação de 2% sobre o patrimônio de indivíduos super-ricos poderia gerar recursos da ordem de US$ 250 bilhões por ano para serem investidos no enfrentamento dos desafios sociais e ambientais do nosso tempo”, declarou o presidente brasileiro.
Essa é uma das principais propostas do Brasil no G20, mas ela não é unanimidade –os representantes de pelo menos um país, a Argentina, já deixaram claro que não gostam da ideia. O presidente Javier Milei sempre afirmou em seus discursos que é contra impostos.
Além do mais, o mais comum é cobrar taxa com base na renda, e não no patrimônio.
A ideia de um imposto cobrado dos super-ricos causa alguma controvérsia entre os economistas.
Renan Pieri, professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), diz ser cético em relação à proposta. Além dos obstáculos citados por Haddad, ele afirma que a medida enfrentaria a oposição de bilionários influentes e, no Brasil, poderia ser mal executada.
O valor arrecadado, afirma Pieri, pode não ser suficiente para resolver problemas sociais, como a desigualdade e a fome. “Acredito que os problemas que os americanos e os europeus têm são diferentes dos problemas que a gente tem aqui no Brasil. A desigualdade de renda no Brasil é histórica e brutal, mas não é porque os mais ricos ficaram mais ricos nos últimos anos, ela simplesmente é brutal desde sempre”, diz ele.
Guilherme Klein, professor do Departamento de Economia da University of Leeds, na Inglaterra, e pesquisador associado do Made (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da FEA/USP), afirma que “se a distribuição for feita somente com o que for arrecadado no país, para os países mais pobres e emergentes, não faria tanta diferença a sanção desta medida, porque são pouquíssimos os tributáveis”.
A coisa muda de figura, diz ele, se for criado um fundo global que vai financiar projetos de transição aos países em desenvolvimento.
O economista Roberto Luis Troster foi na mesma linha durante uma entrevista ao jornal Conexão, do Times Brasil Licenciado Exclusivo CNBC.
O fundo, diz ele, poderia ser usado para bens públicos globais, como o combate às mudanças climáticas ou a criação de um mecanismo de proteção contra instabilidades financeiras.
O problema é que para criar o fundo seria preciso “ter muita cooperação de todos –especialmente os (países e blocos) maiores, como a União Europeia, Estados Unidos, China e Japão”.
Lula também disse que a estabilidade mundial depende de instituições mais representativas. O petista se refere a órgãos como o Conselho de Segurança da ONU, no qual o Brasil e países como Índia e Alemanha gostariam de entrar. “A resposta para a crise do multilateralismo é mais multilateralismo”, declarou o petista. De acordo com ele, a reforma da governança global entrou definitivamente na agenda do G20.
Mais lidas
Fernanda Torres faz história ao vencer Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama
Boletim Focus: mercado eleva a 15% projeção para Selic em 2025
Reforma tributária: segunda parte da regulamentação deve ser aprovada este ano
Principais analistas de Wall Street escolhem ações de dividendos para 2025
Reservas internacionais do Brasil registram maior queda da série histórica