Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado de luxo dribla desafios e segue em alta
Publicado 24/02/2025 • 14:04 | Atualizado há 4 meses
ALERTA DE MERCADO
Ibovespa B3 bate recorde com dados fortes dos EUA
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 24/02/2025 • 14:04 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O mercado de luxo brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, registrando um crescimento anual de 18%, bem acima da média global de 10%. Em 2022, o setor movimentou R$ 74 bilhões e, segundo dados da Brain & Company, a previsão é que esse número alcance R$ 130 bilhões até 2030.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (24), Mariana Cerone, Head of Marketing, Products & CX, comentou sobre as oportunidades e desafios desse setor.
Segundo Mariana, o mercado de luxo não foca exatamente em preço baixo, mas o consumidor busca ver valor no que está comprando; não é só pagar caro por qualquer coisa.
“As pessoas costumam confundir a ideia de que ‘todo produto de luxo é caro, mas nem todo produto caro é de luxo’. Isso se relaciona com a teoria do consumo conspícuo, que fala sobre o prazer de consumir luxo. Quando compramos um artigo de luxo, buscamos nos sentir bem por diversos motivos, o que é conhecido como ‘efeito Veblen’. Esse comportamento é uma anomalia econômica: quanto mais caro o produto, maior a demanda por ele, o que vai contra a lógica da oferta e demanda tradicional. Por isso, esperamos que os produtos de luxo sejam caros, mas isso não significa que, por serem caros, possam ter qualidade inferior. A qualidade percebida deve ser intrínseca ao produto”, disse.
Ela também ressaltou que, para se ter um produto de luxo, a escassez é essencial. “Luxo acessível academicamente não existe. O que temos é o consumo aspiracional, com produtos de entrada, mas luxo é inacessível; ele é para poucos.”
Em relação a casos como o do jogo caríssimo no Brasil que foi encontrado na Tailândia por preços baixos, Mariana opinou sobre a situação.
“Esse assunto gerou muito debate. Quando trabalhamos no luxo, estamos também no varejo. O luxo precisa vender, então, por mais que seja uma marca conhecida, ela precisa ter uma área de eficiência operacional muito boa. Olhando de uma forma pragmática, o erro deles foi na eficiência operacional. A partir do momento que não fizeram uma boa gestão dos fornecedores terceiros, o problema aconteceu.”
Vale lembrar que, recentemente, Tânia Bulhões foi posicionada como uma marca de luxo e tem uma fábrica própria na França, que comprou por um valor exorbitante. Ela vai ter uma criação própria, o que pode evitar esse tipo de problema, mas é preciso ficar muito atento aos contratos que você tem quando possui uma marca de luxo, para evitar complicações. E isso não é exclusivo de Tânia Bulhões; inclusive, marcas icônicas que admiramos, como Dior, também enfrentam esse tipo de situação com fornecedores terceiros, o que gera algumas crises”, explicou.
Mariana ressaltou ainda sobre as perspectivas para quem quer entrar no mercado de luxo.
“O primeiro passo é entender que a análise tradicional de marca não se aplica da mesma forma a marcas de luxo. Não é a mesma fórmula que aprendemos na faculdade. Hoje, existem especializações para quem quer ingressar nesse mercado, então recomendo começar por aí e tentar ir para uma marca de luxo já consolidada para aprender com os melhores ou trazer pessoas com experiência nesse setor.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Merz pede que União Europeia feche acordo “rápido e simples” com os EUA sobre tarifas
Operação internacional desmonta rede de fraude com criptomoedas que movimentou 460 milhões de euros
“A Argentina não pode esperar”, diz Milei ao cobrar abertura comercial no Mercosul