Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado desaprova Lula e Haddad e dá voto de confiança a Galípolo, aponta pesquisa Genial/Quaest
Publicado 19/03/2025 • 07:01 | Atualizado há 8 meses
Cobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor
Pesquisa do Goldman com investidores prevê tendência do ouro para 2026
Entenda por que big techs investem US$ 325 bilhões em IA e criam novos cargos estratégicos
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Putin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’
Publicado 19/03/2025 • 07:01 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, realizada pela Genial/Quaest entre 12 e 17 de março de 2025, revelou uma forte desaprovação do mercado em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à gestão do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A pesquisa, que entrevistou 106 fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrou que 88% dos participantes avaliam negativamente o governo Lula, um leve recuo em relação aos 90% de desaprovação registrados em dezembro de 2024. O cenário é ainda mais crítico para o Ministro da Fazenda, que viu sua avaliação negativa saltar para 58%, enquanto sua aprovação caiu de 41% para apenas 10%.
Por outro lado, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, obteve uma avaliação mais favorável. A pesquisa indicou que 45% dos entrevistados aprovaram sua gestão, enquanto 41% deram uma avaliação regular, e apenas 8% o avaliaram negativamente. Em relação às suas decisões, 58% dos entrevistados consideraram que ainda é cedo para avaliar, mas 38% afirmaram que as ações de Galípolo foram técnicas.
A pesquisa também refletiu a preocupação do mercado com a economia brasileira. A maioria dos entrevistados, 83%, acredita que a economia vai piorar nos próximos 12 meses. Além disso, 58% apontaram uma possível recessão para 2025, e 82% acreditam que a inflação será mais alta ao final deste ano do que em 2024. A expectativa de inflação é de 6,01%, com a Selic a 14,73% e o dólar a R$ 5,96.
A pesquisa também apontou que 90% dos entrevistados consideram que a reforma ministerial, que incluiu a nomeação de Gleisi Hoffmann, não resolverá o problema de governabilidade. A mesma porcentagem acredita que a indicação de Hoffmann foi um erro. Além disso, 98% dos entrevistados consideram que a reforma ministerial não contribuirá para melhorar a capacidade do governo de aprovar sua agenda no Congresso Nacional.
No cenário político, a pesquisa indicou uma queda na expectativa de reeleição de Lula para 2026. Enquanto 60% dos entrevistados acreditam que ele será candidato, 66% não o consideram favorito. Caso Lula não se candidate, 57% apontaram Fernando Haddad como o provável candidato da esquerda. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é visto como o favorito para vencer a esquerda por 93% dos entrevistados, seguido por Eduardo Bolsonaro, com apenas 3%.
Por fim, a pesquisa indicou que 66% dos entrevistados acreditam que o governo de Donald Trump terá um impacto negativo sobre a economia brasileira. No entanto, 78% afirmaram que as tarifas impostas por Trump terão impacto pequeno sobre a economia do Brasil.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas online com fundos de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro, com questionários estruturados para capturar a opinião do mercado financeiro sobre os principais temas econômicos e políticos do momento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
2
Stranger Things: o fenômeno que redefiniu o poder da Netflix no entretenimento global
3
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
4
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu
5
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão