Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
TikTok mira Pequenas e Médias Empresas: a nova revolução nas vendas online
Publicado 18/12/2024 • 17:47 | Atualizado há 1 ano
BREAKING NEWS:
Trump diz que a Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA
A DeepSeek abalou os mercados há um ano. Por que esse impacto ficou para trás?
Após queda de Maduro, mercado vê favorito na corrida por petróleo da Venezuela
Maduro diz ter sido sequestrado e se declara “prisioneiro de guerra” em tribunal nos EUA
O que muda para os mercados após tensão na Venezuela? 5 sinais no radar dos investidores
Ataque americano à Venezuela coloca em foco retórica da China sobre Taiwan
Publicado 18/12/2024 • 17:47 | Atualizado há 1 ano
KEY POINTS
O TikTok prepara seu arsenal para se transformar num ambiente de compras natural e orgânico para os brasileiros.
A principal novidade será o TikTok Shop. A ferramenta foi lançada em setembro de 2023 nos Estados Unidos e traz funcionalidades que permitem comprar diretamente no aplicativo. Ainda não há prazo para chegar por aqui, mas a plataforma já está de olho não apenas no mercado, como também no nicho de atuação.
“Queremos ajudar as pequenas e médias empresas a vender”, afirmou Silvia Belluzzo, diretora de marketing para PMEs na América Latina no TikTok. “E entregar mais soluções de visibilidade, performance e criatividade focadas no varejo.”
Por enquanto, a plataforma completa do TikTok Shop só está disponível em sete países, além dos Estados Unidos – Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Ela inclui funcionalidades que possibilitam exibir o catálogo de produtos das varejistas sem sair do aplicativo, reduzindo as interrupções da experiência de compra. E o mercado brasileiro é estratégico para a marca. Segundo dados de outubro da agência We Are Social, o Brasil é a terceira maior audiência publicitária da rede no mundo, com 111 milhões de potenciais consumidores adultos (18+), atrás apenas da Indonésia (165 milhões) e dos EUA (138 milhões).
Além disso, ainda segundo o We Are Social, entre os usuários brasileiros (16+) de redes sociais, 63,1% usam essas plataformas para se informar mais sobre marcas e seus produtos e serviços. O porcentual só é superado pela Indonésia (63,9%) e está muito acima da média global (49,3%). Hoje, 56,8% dos usuários de internet no Brasil (também 16+) já fazem pelo menos uma compra online por semana. Soma-se a esses dados o fato de que há no país 1,2 smartphone para cada habitante (dados da FGV) e a conclusão inevitável é de que comprar online nos computadores tem ficado para trás e oferecer produtos e serviços nas mídias sociais virou o básico para as empresas. É desse cenário que o TikTok não tira os olhos.
Segundo Belluzzo, a plataforma já ajuda as PMEs com soluções tanto para visibilidade de marca quanto para desempenho de vendas. “A integração do TikTok com plataformas como a NuvemShop permite que os lojistas criem anúncios otimizados”, afirmou a diretora de marketing. Uma das apostas é o lançamento recente do TikTok One – que unifica todas as soluções criativas e ajuda as empresas a entender tendências e inovações, incluindo vídeos, sons e hashtags. “A quantidade e a qualidade dos conteúdos são cruciais para atingir as metas de negócios.”
A ideia é fazer o comerciante ganhar tempo, um recurso escasso para os varejistas que precisam gerenciar vários aspectos de seus negócios, incluindo estoque, logística e vendas. “O TikTok quer fornecer soluções que simplifiquem esses processos e atendam a diferentes segmentos, de moda & beleza à casa & decoração, de finanças e live commerce”, disse. Em resumo, a rede busca quebrar o funil de vendas tradicional, que exige várias etapas e muitas vezes terceiros, o que nem sempre é viável aos pequenos e médios comerciantes. “Criamos um loop contínuo onde os usuários podem descobrir tendências, produtos, interagir com a comunidade e fazer compras. Tudo simultaneamente.” O Brasil está na mira. E à espera.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Venezuela lidera ranking do petróleo; veja os 10 países com mais reservas
2
Carne bovina: Brasil vai propor à China assumir cota de países que não cumprirem volumes
3
Executivo do Grupo Corona é encontrado morto no México
4
Curtailment recua no fim do ano, mas segue em níveis elevados
5
São Paulo já tem shows confirmados para 2026; veja artistas, festivais e valores