CNBC
Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo.

CNBCAmazon planeja cortar até 30 mil empregos corporativos

Notícias do Brasil

PGR acusa Juscelino Filho de esquema milionário com emendas parlamentares

Publicado 08/04/2025 • 15:40 | Atualizado há 7 meses

KEY POINTS

  • O processo tramita em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Flávio Dino.
  • Segundo a investigação, os desvios ocorreram quando Juscelino ainda era deputado, antes de integrar o atual governo.
  • A Polícia Federal (PF) indiciou Juscelino em 2024, incluindo-o em um inquérito sobre organização criminosa e corrupção passiva, relacionado às obras de pavimentação na cidade maranhense.
Juscelino Filho é denunciado pela PGR por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares. O processo tramita em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Flávio Dino.

Segundo a investigação, os desvios ocorreram quando Juscelino ainda era deputado, antes de integrar o atual governo. As emendas teriam sido direcionadas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com foco em obras no município de Vitorino Freire, no Maranhão, cuja administração estava a cargo de Luanna Rezende, irmã do ministro.

A Polícia Federal (PF) indiciou Juscelino em 2024, incluindo-o em um inquérito sobre organização criminosa e corrupção passiva, relacionado às obras de pavimentação na cidade maranhense. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) indicou que 80% dos recursos destinados às obras beneficiaram propriedades do ministro e de sua família na região.

Em resposta, a defesa de Juscelino afirmou que ainda não foi formalmente notificada sobre a denúncia e questionou a divulgação do caso à imprensa antes de qualquer manifestação nos autos do processo. A defesa também destacou que, como deputado federal, Juscelino apenas indicou emendas para financiar obras, sendo que os processos de licitação e execução são de responsabilidade do Poder Executivo.

O STF segue com a relatoria do caso, e fontes próximas a Flávio Dino indicam que ele não se declarará suspeito para julgá-lo, pois não mantinha uma relação próxima com Juscelino, apesar de ambos terem atuado juntos no governo Lula.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;