CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Notícias da política brasileira

A uma semana de julgamento no STF, Moraes determina que PF reforce monitoramento de Bolsonaro em tempo integral

Publicado 26/08/2025 • 17:54 | Atualizado há 3 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta terça-feira (26), que a Polícia Federal reforce o monitoramento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • A decisão acontece a uma semana do início do julgamento do ex-presidente no SFT e segue a recomendação do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
  • Gonet se baseou na avaliação da PF de que há risco de fuga do ex-presidente.

Alexandre de Morae, ministro do STF

Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta terça-feira (26), que a Polícia Federal reforce o monitoramento de Jair Bolsonaro, ampliando a segurança nas imediações da casa do ex-presidente, atualmente em prisão domiciliar e sob uso de tornozeleira eletrônica no âmbito do processo sobre a trama golpista.

A decisão acontece a uma semana do início do julgamento do ex-presidente no STF e segue a recomendação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que enviou na segunda-feira (25) manifestação ao Supremo defendendo a medida. Gonet se baseou na avaliação da PF de que há risco de fuga de Bolsonaro.

Segundo a PGR, é necessário que a Polícia destaque equipes de prontidão em tempo integral para acompanhar em tempo real o cumprimento das medidas cautelares impostas. O órgão ressaltou, no entanto, que a vigilância não deve invadir a esfera privada de Bolsonaro nem interferir em sua convivência com vizinhos.

A Polícia Federal afirma que o ex-presidente usou redes sociais em desrespeito à decisão do STF e manteve contato com o general Walter Braga Netto, apesar da proibição de se comunicar com outros réus na ação que investiga o “núcleo crucial” do plano de golpe.

Risco de fuga para a Embaixada dos Estados Unidos

A PF sustenta ainda que Bolsonaro oferece risco de fuga. Os investigadores anexaram ao processo uma minuta de pedido de asilo político na Argentina. Moraes aguarda o parecer da PGR antes de decidir se manda prender o ex-presidente às vésperas de seu julgamento.

A discussão ganhou força após o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, comunicar ao Supremo que recebeu ofício do senador Lindbergh Farias (PT), líder do partido, apontando risco de fuga do ex-presidente. O documento cita a possibilidade de Bolsonaro buscar refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos de sua residência em Brasília.

Eduardo Bolsonaro

A PGR também foi notificada na semana passada para se manifestar sobre o indiciamento de Bolsonaro e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por tentativa de interferir no julgamento da ação penal da trama golpista. A Polícia Federal atribui a ambos os crimes de coação no curso do processo e de abolição do Estado Democrático de Direito. Cabe à PGR decidir se oferece ou não denúncia.

O julgamento de Bolsonaro na ação do golpe está marcado para começar na próxima semana na Primeira Turma do STF.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira