CNBC
O logotipo da Pfizer é visto do lado de fora da fábrica da empresa farmacêutica, em Newbridge, Irlanda, em 10 de fevereiro de 2025.

CNBCRelatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna

Notícias da política brasileira

Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 após condenação

Publicado 12/09/2025 • 18:10 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A condenação na ação penal da tentativa de golpe de Estado pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por 35 anos, com base na Lei da Ficha Limpa.
  • Bolsonaro já é inelegível até 2030 por abuso de poder político e econômico em reunião com embaixadores em 2022, que também foi citada na ação da trama golpista.
  • O Senado aprovou uma alteração na Lei da Ficha Limpa que pode reduzir a inelegibilidade para 2033; qualquer retorno eleitoral dependeria de sanção presidencial ou de eventual anistia aprovada pelo Congresso.

O ex-presidente Jair Bolsonaro.

Evaristo Sá/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ficar inelegível pelos próximos 35 anos em função da condenação na ação penal da trama golpista.

Com base na Lei da Ficha Limpa, quem é condenado por decisão judicial colegiada fica impedido de disputar eleições por oito anos após o cumprimento da pena.

Na última quinta-feira (11), por 4 votos a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Dessa forma, Bolsonaro está inelegível até 2060. Nesse pleito, ele teria 105 anos. Atualmente, tem 70.

Leia também:
Embaixada dos EUA critica condenação de Bolsonaro pelo STF: ‘perseguição e censura’
Defesa de Bolsonaro diz que penas são ‘absurdamente excessivas’

Bolsonaro já está inelegível até 2030, após ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico.

A condenação ocorreu em razão da reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, quando o então presidente atacou o sistema eletrônico de votação. O episódio foi incluído na ação penal da tentativa de golpe de Estado e citado pelo relator como um dos “atos executórios” da trama.

Nova lei

Na semana passada, o Senado aprovou uma mudança na Lei da Ficha Limpa para reduzir o tempo de inelegibilidade. A nova regra está no PLP 192/2023 e já foi enviada ao Palácio do Planalto para sanção ou veto presidencial.

Se a matéria for sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prazo de inelegibilidade de Bolsonaro pode terminar em 2033, já que os oito anos passariam a contar da data da condenação, ocorrida ontem.

Anistia

No cenário atual, Bolsonaro só poderia voltar a disputar eleições com a aprovação de uma lei de anistia pelo Congresso em relação à condenação na ação da trama golpista.

Apoiadores do ex-presidente na Câmara dos Deputados devem iniciar na próxima semana as articulações para convencer o presidente da Casa, Hugo Motta, a colocar a matéria em votação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira