Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a China, diz Xi Jinping. Veja o discurso na íntegra
Publicado 20/11/2024 • 14:03 | Atualizado há 8 meses
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 20/11/2024 • 14:03 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Em visita ao Brasil, o presidente da China, Xi Jinping, disse em discurso na manhã desta quarta-feira (20) que o Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a nação asiática e o primeiro da América Latina e Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com a região.
Ao todo, o Brasil firmou 37 acordos com a China, apesar de não ter aderido plenamente à Nova Rota da Seda – chamado de Cinturão e Rota, programa de investimentos chinês.
Leia o discurso na íntegra:
Na manhã do dia 20 de novembro, no horário local, o Presidente Xi Jinping manteve reunião com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial do Presidente, em Brasília. O Presidente Xi Jinping expressou que foi uma grande satisfação visitar o Brasil neste ano de especial importância histórica, o qual marca o cinquentenário das relações diplomáticas China-Brasil.
“Esta é a quinta visita que faço ao Brasil, o país que mais visitei na América Latina e Caribe. Agradeço sinceramente ao meu amigo de longa data, o Presidente Lula, e ao governo do Brasil, pela calorosa recepção. Sob a liderança do Presidente Lula, o Brasil registrou progressos sólidos em desenvolvimento social e econômico, e voltou a se colocar como uma das dez maiores economias do mundo. Também o congratulo pelo sucesso da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
China e Brasil são dois grandes países em desenvolvimento em seus respectivos hemisférios. Nos últimos 50 anos, desfrutam de um relacionamento que transcende montanhas e mares, e têm encontrado a maneira correta de convivência entre grandes países em desenvolvimento, isto é, respeito mútuo, benefícios mútuos e amizade. O Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a China e o primeiro país da América Latina e Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com a China. Nos últimos anos, sob a orientação estratégica conjunta do Presidente Xi Jinping e do Presidente Lula, os nossos dois países passaram a ser amigos de confiança mútua e futuro compartilhado, e atuam como forças positivas que contribuem juntos para a paz.
As relações China-Brasil encontram-se no melhor momento na história. Hoje, gostaria de anunciar, junto com o Presidente Lula, a elevação das relações ChinaBrasil para a Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, e o estabelecimento de sinergias entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil. Isso marca mais um momento histórico das nossas relações, atende às expectativas dos dois povos, dá ímpeto e suporte à modernização do Brasil e da China, e demonstra a nossa determinação de trabalhar juntos para defender a equidade e a justiça internacionais e de promover o desenvolvimento comum do mundo.
Disse o rei Pelé que ‘o gol mais bonito é sempre o próximo’. Da mesma maneira, o capítulo mais maravilhoso das relações China-Brasil também está por vir. A China gostaria de trabalhar junto com o Brasil. Vamos levar sempre em consideração o futuro da humanidade e o bem-estar dos povos, substanciar constantemente as relações China Brasil com conteúdo da nova era, ser “parceiros de ouro” que ajudam um ao outro a alcançar o sucesso, avançar juntos para a meta de formar uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e criar um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, dando maiores contribuições sino-brasileiras à paz e progresso da humanidade.”
Xi Jinping
Presidente da República Popular da China
Embaixada da China no Brasil
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
BC suspende três instituições do PIX suspeitas de terem recebido recursos desviados após ataque hacker
Presidente dos Correios entrega carta de demissão após prejuízo de R$ 2 bilhões
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado