Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasília terá esquema especial de segurança durante julgamento de Bolsonaro, que começa terça-feira
Publicado 31/08/2025 • 15:38 | Atualizado há 2 meses
Warner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Funcionários do Tesouro dos EUA são proibidos de gravarem demolição do salão de baile da Casa Branca
Zuckerberg, Mosseri e Spiegel são convocados a depor em julgamento sobre segurança infantil nas redes sociais
Publicado 31/08/2025 • 15:38 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Valter Campanato/Agência Brasil
Praça dos Três Poderes, em Brasília
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) vai adotar um esquema especial para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e para as comemorações do 7 de Setembro, em Brasília.
A segurança da Praça dos Três Poderes será intensificada por meio de operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF. O monitoramento contará com drones equipados com câmeras térmicas, capazes de realizar varreduras diurnas e noturnas, assegurando vigilância contínua no perímetro.
Como parte do planejamento, será instalada em 1º de setembro a Célula Presencial Integrada de Inteligência, na sede da SSP-DF. O espaço reunirá órgãos de segurança locais e nacionais, para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e fortalecer ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.
Leia também:
Moraes intensifica segurança na casa de Bolsonaro à medida que início do julgamento se aproxima
Maioria dos brasileiros considera prisão domiciliar de Bolsonaro justa, diz pesquisa Quaest
Na Praça dos Três Poderes, o policiamento será reforçado, incluindo as vias de acesso S1 e S2. O monitoramento poderá envolver abordagens e revistas de mochilas em situações consideradas suspeitas. A medida cumpre decisão do STF que proíbe acampamentos e bloqueios na região. Até o momento, não há registro de manifestações ligadas ao julgamento.
Para o desfile de 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada em dois momentos: a partir das 17h do dia 6, na altura da Catedral, e às 23h, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto. No dia do evento, o acesso ao público será liberado às 6h, mediante revista em pontos de controle.
A lista de objetos proibidos inclui armas, materiais cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente na área.
O julgamento, marcado para começar para a próxima terça-feira (2), analisará a participação de Bolsonaro e de mais sete aliados no núcleo 1 da trama golpista, enquanto a Polícia Federal investiga possíveis tentativas de fuga e descumprimento das medidas cautelares.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o reforço das medidas de monitoramento da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no Jardim Botânico, em Brasília.
Segundo a decisão, a Polícia Penal do Distrito Federal deve realizar monitoramento presencial da área externa da residência, incluindo as divisas com imóveis vizinhos, consideradas zonas de maior exposição ao risco de fuga.
Além disso, Moraes autorizou vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da casa do ex-presidente, com registro detalhado de motoristas e passageiros, e envio diário dessas informações ao STF.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Ambipar pede recuperação judicial no Brasil e nos EUA para enfrentar dívida de R$ 10,5 bilhões
Shopee investe em logística no Brasil para atender aumento de vendas em novembro, mês de grandes promoções
Pane na AWS revela risco sistêmico da concentração tecnológica mundial