Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasília terá esquema especial de segurança durante julgamento de Bolsonaro, que começa terça-feira
Publicado 31/08/2025 • 15:38 | Atualizado há 4 horas
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Saiba quais são as tarifas de Trump que podem ser anuladas — e as que permanecem — após a decisão da justiça dos EUA
China e Índia buscam estabilidade: líderes discutem fronteira e parcerias após confrontos
Publicado 31/08/2025 • 15:38 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Valter Campanato/Agência Brasil
Praça dos Três Poderes, em Brasília
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) vai adotar um esquema especial para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e para as comemorações do 7 de Setembro, em Brasília.
A segurança da Praça dos Três Poderes será intensificada por meio de operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF. O monitoramento contará com drones equipados com câmeras térmicas, capazes de realizar varreduras diurnas e noturnas, assegurando vigilância contínua no perímetro.
Como parte do planejamento, será instalada em 1º de setembro a Célula Presencial Integrada de Inteligência, na sede da SSP-DF. O espaço reunirá órgãos de segurança locais e nacionais, para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e fortalecer ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.
Leia também:
Moraes intensifica segurança na casa de Bolsonaro à medida que início do julgamento se aproxima
Maioria dos brasileiros considera prisão domiciliar de Bolsonaro justa, diz pesquisa Quaest
Na Praça dos Três Poderes, o policiamento será reforçado, incluindo as vias de acesso S1 e S2. O monitoramento poderá envolver abordagens e revistas de mochilas em situações consideradas suspeitas. A medida cumpre decisão do STF que proíbe acampamentos e bloqueios na região. Até o momento, não há registro de manifestações ligadas ao julgamento.
Para o desfile de 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada em dois momentos: a partir das 17h do dia 6, na altura da Catedral, e às 23h, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto. No dia do evento, o acesso ao público será liberado às 6h, mediante revista em pontos de controle.
A lista de objetos proibidos inclui armas, materiais cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. O Comando Móvel da Polícia Militar estará presente na área.
O julgamento, marcado para começar para a próxima terça-feira (2), analisará a participação de Bolsonaro e de mais sete aliados no núcleo 1 da trama golpista, enquanto a Polícia Federal investiga possíveis tentativas de fuga e descumprimento das medidas cautelares.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o reforço das medidas de monitoramento da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no Jardim Botânico, em Brasília.
Segundo a decisão, a Polícia Penal do Distrito Federal deve realizar monitoramento presencial da área externa da residência, incluindo as divisas com imóveis vizinhos, consideradas zonas de maior exposição ao risco de fuga.
Além disso, Moraes autorizou vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da casa do ex-presidente, com registro detalhado de motoristas e passageiros, e envio diário dessas informações ao STF.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável
Japão prepara satélite para transmitir energia solar do espaço em 2025