CNBC

CNBCIA no espaço: startup apoiada pela Nvidia dá passo inédito em órbita

Notícias da política brasileira

Câmara mantém mandato de Carla Zambelli

Publicado 11/12/2025 • 07:04 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • A Câmara dos Deputados decidiu, entre a noite de quarta-feira (10) e a madrugada desta quinta-feira (11), os desfechos para processos disciplinares envolvendo Glauber Braga (Psol-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP).
  • O plenário aprovou a suspensão do mandato de Glauber por seis meses, enquanto rejeitou a cassação de Zambelli por insuficiência de votos.
  • Glauber Braga teve a suspensão aprovada por 318 votos a 141, além de três abstenções.
Brasília (DF) 23/04/2024 Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados.

Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados.

Foto Lula Marques/ Agência Brasil


O plenário da Câmara dos Deputados decidiu na madrugada desta quinta-feira (11), contra a perda do mandato de Carla Zambelli. A cassação recebeu 227 votos favoráveis e 110 contrários, além de dez abstenções. O número ficou abaixo dos 257 votos necessários para aprovação, o que levou ao arquivamento da representação da Mesa Diretora.

Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por participação na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em outra ação, ela também foi sentenciada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. A deputada está presa na Itália após deixar o Brasil antes do trânsito em julgado do processo. O STF aguarda sua extradição.

Poucas horas antes, o plenário aprovou a suspensão do mandato de Glauber por seis meses. Braga teve a suspensão aprovada por 318 votos a 141, além de três abstenções. A decisão ocorreu após a aprovação de uma emenda apresentada pelo PT que substituiu a cassação, recomendada pelo Conselho de Ética, pela suspensão.

O caso chegou ao colegiado após representação do partido Novo, que acusou o deputado de falta de decoro por ter expulsado, com empurrões e chutes, o então integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril do ano passado. O episódio foi gravado.

Em plenário, Glauber afirmou que reagiu após sofrer perseguição e ouvir ofensas dirigidas à sua mãe, que tinha Alzheimer avançado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;